Retrospectiva 2025

Ano de democracia e participação histórica do associado

Eleições bateram recordes de adesão

29 DEZ 2025 11:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A democracia esteve intensamente presente na vida gremista ao longo de 2025. Durante o ano, ao menos dois importantes processos eleitorais foram conduzidos pelo Clube: a eleição para renovação de 50% do Conselho Deliberativo e a eleição para presidente do Conselho de Administração. Soma-se a esses processos a Assembleia Geral destinada à aprovação das mudanças estatutárias necessárias para adequar o Clube à gestão da Arena. Em todas essas ocasiões, o associado demonstrou sua força ao participar ativamente das decisões que visam o melhor para o Grêmio.

Mudanças internas sempre fizeram parte da história do Grêmio, e a diversidade de correntes políticas, com o objetivo comum de fortalecer a Instituição, tem sido um dos pilares do Clube ao longo de sua trajetória. Ciente dessa importância, a partir da metade do ano o Tricolor passou a convocar os associados para a atualização cadastral, condição necessária para participação nos processos eleitorais. A resposta foi imediata.

Os resultados começaram a se refletir já na primeira Assembleia Geral, realizada em 27 de setembro, destinada à renovação de metade do Conselho Deliberativo. Na ocasião, 18.486 sócios participaram da votação, superando o recorde anterior, registrado em 2019. Dentro do colegiado, em 23 de outubro, a nova Mesa Diretora foi definida, com o presidente Phil Jardim e o vice-presidente Márcio Floriano Jr. O trabalho de comunicação junto ao quadro social seguiu intenso e, no dia 8 de novembro, 22.240 associados elegeram Odorico Roman como novo presidente do Grêmio, estabelecendo mais um recorde histórico de participação em eleições do Clube.

A mobilização da Nação Gremista, no entanto, não parou por aí. No dia 13 de dezembro, com votação realizada integralmente de forma online, uma nova Assembleia Geral de Sócios, destinada à deliberação das reformas estatutárias previamente aprovadas pelo Conselho Deliberativo, registrou a participação de 5.143 associados, estabelecendo novo recorde para esse tipo de Assembleia.

A sequência de participações recordes evidencia não apenas o crescimento gradual do quadro social, mas também o elevado nível de engajamento dos associados, protagonistas no fortalecimento institucional e na condução do Grêmio rumo a novas conquistas.