2ª FASE: 1997 - 2002 – AS PRIMEIRAS CAMPEÃS
Um novo e vitorioso capítulo do futebol de mulheres no Tricolor teve início no 8 de março de 1997, Dia da Mulher, com a recriação do Departamento de Futebol Feminino. Nessa segunda fase da modalidade no Grêmio, a iniciativa partiu do próprio Clube que, em maio daquele ano, realizou uma peneira na qual compareceram cerca de 450 jogadoras.
Além das equipes adulta, sub-20 e sub-17, foi criada no mesmo 8 de março de 1997 uma escolinha de futebol para meninas de 7 a 14 anos. Eram cerca de 60 mulheres representando o Grêmio em 1997.
Na imagem, a atleta Suzana, ponta-direita da Escolinha, no II Grand Prix de Futebol Feminino. CRÉDITOS: Acervo do Museu do Grêmio/Fotógrafo desconhecido.
Primeiro Título - Copa 90 Anos do E.C. Pelotas
Realizada entre os dias 28 e 29/03/1998, a Copa 90 Anos do E.C. Pelotas foi o primeiro título conquistado pela equipe gremista na história da modalidade no Clube. A pressão das adversárias desde a chegada ao Estádio Boca do Lobo motivou ainda mais a equipe gremista que conquistou a Copa de forma invicta: Grêmio 2x0 S.C. Internacional, Grêmio 4x1 S.C. São Paulo-Rio Grande e Grêmio 1x0 E.C. Pelotas.
O Grêmio em Montevidéu
A relação histórica entre Grêmio e Nacional do Uruguai teve mais um capítulo no dia 13 de junho de 1998, quando um amistoso foi realizado em Montevidéu entre as respectivas equipes de futebol feminino. A convite do clube uruguaio, então campeão nacional da modalidade, a partida foi disputada no Estádio Gran Parque Central e terminou em 2x2, com os gols gremistas marcados por Taís e Xuxa.
Depois da excursão a Montevidéu, foi a vez do Grêmio retribuir o convite das uruguaias promovendo um amistoso no Estádio Olímpico. A partida ocorreu no dia 29 de agosto de 1998, na preliminar entre Grêmio e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Taís e um de Bel, a equipe gremista venceu o Nacional por 3x1.
Brasileirão
Já no segundo ano da modalidade, em 1998, a equipe gremista alcançou o 5º lugar no II Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, em Goiânia/GO, também conhecido como Taça Brasil. A comissão técnica era integrada por Telmo Espindola (técnico), Luiz Antonio Ferla Castegnaro (Treinador de goleiras), Mario Liguiçano (Fisioterapeuta), Inacarla Soares da Rosa (Massagista), Sandra Godoy da Silva (Roupeira) e Gelci Godoy Flores (Assessora). A participação seguinte do clube na competição ocorreu em 2000.
II Copa de Inverno de Gramado
A conquista da II Copa de Inverno de Gramado, disputada nos dias 25 e 26 de julho de 1998, é outro capítulo marcante na trajetória do futebol feminino Tricolor. Com gols de Lisiane, a vitória por 2x1 sobre o São Paulo F.C. tornou-se um feito muito significativo para as gremistas, já que o tricolor paulista era o campeão brasileiro da modalidade na época e possuía sete jogadoras da Seleção Brasileira em seu elenco. O Grêmio venceu ainda o S.C. Internacional por 5x2 e o Gramadense por 2x1.
Campeãs Gaúchas de Futebol Feminino de 2000
Após ser vice-campeão nos dois anos anteriores, o Grêmio conquistou seu primeiro Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino no ano 2000. Na final de uma campanha repleta de goleadas, o Tricolor venceu o S.C. Internacional por 2x0 com gols de Pulga e Mancha. A escalação do técnico James Freitas para a final no dia 10/12/2000 foi: Meire, Fernanda, Débora, Romana, Tatiana, Adriana, Aline, Desireé (Nadia), Pulga (Lunalva), Mancha e Tupã.
A entrega das faixas de Campeão Gaúcho de Futebol Feminino ocorreu no dia 17 de dezembro de 2000, quando as campeãs deram uma volta olímpica no Estádio Olímpico lotado de torcedores por ocasião da partida entre Grêmio e São Caetano pela Copa João Havelange.
Copa Mercosul de Futebol Feminino
As vitórias sobre o Nacional do Uruguai por 2x0 e sobre o Brasil de Pelotas por 3x0 levaram o Grêmio a conquistar a Copa Mercosul de Futebol Feminino no dia 17 de junho de 2001. A competição fez parte da programação da tradicional FENADOCE de Pelotas/RS e teve a jogadora tricolor Mancha como goleadora, com três gols.
Bicampeãs Gaúchas de Futebol Feminino de 2001
A conquista do segundo Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino veio já em 2001, numa campanha novamente marcada por diversas goleadas. O técnico Mauro Verardi relacionou as seguintes atletas para a final contra o S.C. Internacional no dia 15/12/2001: Maravilha, Desireé, Débora, Romana, Tati, Adriana, Pulga, Maicon, Nilda, Mancha, Tupã, Meire, Fernanda, Inamara, Vera, Nádia, Scheila e Aline. O gol da vitória de 1x0 no Estádio Olímpico foi marcado por Tupã.
II Copa Sul-Brasileira
Entre 21 e 24 de março de 2002, o Grêmio conquistou a II Copa Sul-Brasileira, seu último título antes do encerramento das atividades do Departamento de Futebol Feminino no final daquele ano. A competição ocorrida em Colombo/PR foi disputada entre clubes representantes dos três estados da região sul do Brasil e o Tricolor obteve os seguintes resultados: Grêmio 12x0 Colombo F.C., Grêmio 2x1 S.C. Internacional, Grêmio 8x0 Scorpions e Grêmio 3x0 Foz do Iguaçu.
Durante a maior parte dos seis anos de duração da 2ª fase do futebol feminino gremista, o posto de capitã foi da zagueira Débora Mancia.
Seja um torcedor cadastrado e receba as novidades e promoções do Grêmio.
Seguindo o Tricolor nas redes sociais você fica sabendo tudo que acontece no clube e pode dar a tua opinião. Segue lá!
O resultado de sua pesquisa aparecerá aqui.
GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE© 2022 Todos os direitos reservados