CENTRO DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO PRESIDENTE HÉLIO DOURADO
Localizado na Estrada do Conde em Eldorado do Sul, a cerca de 20km de Porto Alegre o Centro de Formação e Treinamentos (CFT) Presidente Hélio Dourado foi inaugurado em 24 de setembro de 2000. O local se destina aos treinamentos e jogos dos atletas em formação na faixa etária dos 14 aos 20 anos. No CFT estão localizadas as áreas administrativas, Residência Esportiva, Departamento Médico, Departamento de Performance, Setor de Atenção Psicossocial, Setor de Captação de Atletas e toda a área Técnica e Metodológica, além do Estádio Airton Ferreira da Silva, que sedia os jogos oficiais das Categorias de Base.
Principais áreas do CFT:
ACESSO AO CFT Pórtico de entrada; Portaria principal onde encontram-se a recepção central e vigilância. Área de captação de atletas contendo administrativo e vestiário.
ADMINISTRATIVO
Coordenação Geral das Categorias de Base; Coordenação de Captação e Novos Negócios; Coordenação Técnica e Metodológica; Coordenação de Gestão de Pessoas; Supervisão de Logística; CDD; Assessoria Administrativa.
PRÉDIO DA SAÚDE
Espaço total de aproximadamente 584m², onde estão as seguintes estruturas físicas: Academia com sala de musculação; Fisioterapia; Fisiologia; Departamento Médico e ambulatório; Quatro vestiários para os atletas e um vestiário para comissão técnica. Rouparia Central
RESIDÊNCIA ESPORTIVA
Dentre as obras de modernização das estruturas no CFT, em Eldorado do Sul, concluídas em março de 2021, está a Residência Esportiva. Local destinado a abrigar os atletas em formação que residem no clube. Esta obra veio para melhorar significativamente a qualidade de vida dos atletas, e buscou aliar conforto e tecnologia para melhor atender as necessidades dos residentes.
Prédio de dois pavimentos com aproximadamente 710m² por andar, com os seguintes ambientes: Sala de acolhimento; 10 dormitórios no térreo e 10 dormitórios no segundo pavimento, com capacidade para abrigar até 120 atletas. Cada dormitório possui aproximadamente 40m², com banheiro de uso individualizado, Smart TV e sacada; Duas salas de convivência (jogos e lazer); Rouparia; Lavanderia; Sala de monitoria; Sala de estudos;
Sala do Setor de Atenção Psicossocial; Auditório com espaço multimídia e área para palestras; Refeitório e Cozinha industrial em área de 761m²
ESTÁDIO AIRTON FERREIRA DA SILVA
Inaugurado oficialmente no dia 28 de setembro de 2007, o Estádio Aírton Ferreira da Silva tem capacidade para comportar 1.063 pessoas sentadas. Possui certificação e chancela da CBF e FGF para receber jogos oficiais das Categorias de Base. O local foi nomeado dessa forma, em homenagem a um dos maiores zagueiros da história do clube. Um dos símbolos da garra gremista, Airton chegou ao Tricolor em 1954, no ano de inauguração do estádio Olímpico. Em sua primeira passagem, Pavilhão ficou por seis anos, transferindo-se para o Santos.
No ano seguinte, o atleta voltou ao Tricolor onde ficou por mais seis anos. Airton foi um dos primeiros homenageados pelo Grêmio na Calçada da Fama em 1996, como forma de eternizar sua passagem pelo Clube. O ex-zagueiro também atuou como conselheiro, além de ter recebido o título de Atleta Laureado.
Infraestrutura do Estádio:
- Vestiário para equipe mandante, equipe visitante e equipe de arbitragem. - Ambulatório; - Salas dos massagistas; - Sala de controle antidoping; - Almoxarifado. - 2 Copas para atendimento dos torcedores
CAMPOS DE TREINAMENTO
Além do Estádio, o CFT possui mais 7 campos de grama natural e medidas oficiais;
PATRONO HÉLIO DOURADO
No dia 24 de setembro de 2000, o espaço dedicado à formação dos jovens atletas gremistas foi nomeado Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado.
Hélio Volkmer Dourado teve uma vida dedicada ao Grêmio. Nascido em Santa Cruz do Sul no ano de 1930, tornou-se sócio do Clube aos 11 anos de idade. Aos 24 anos, comprou sua cadeira cativa no recém inaugurado Estádio Olímpico, estádio que ajudaria a concluir no início da década de 80. Cada vez mais atuante no dia a dia do Clube, foi alçado ao cargo de Conselheiro em 1967. Após passar por diferentes vice-presidências, foi eleito presidente pela primeira vez em dezembro de 1975. Exerceu seis anos consecutivos de mandato, até o final de 1981. Neste mesmo ano, levou o Tricolor ao título de Campeão Brasileiro, ultrapassando as fronteiras do Estado. No final da década de 90, foi vice-presidente de Patrimônio, de 1998 a 2000. Na sequência, foi presidente da Comissão de Obras, até 2004. No mesmo ano, chegou a assumir a vice-presidência de futebol.
Em 1997, foi agraciado com o título de Grande Benemérito, um feito para poucos. Em 2011, ao lado dos campeões Roger e Émerson, deixou sua marca na Calçada da Fama do Estádio Olímpico. Dá seu nome ao Centro de Treinamento que ajudou a construir, em Eldorado do Sul.
No dia 02 de setembro de 2014 foi agraciado com o título máximo, nomeado como o terceiro patrono da história do Clube.
OBRAS DE MODERNIZAÇÃO As obras de modernização das estruturas no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, foram concluídas e inauguradas em março de 2021. Após um ano e meio desde o lançamento da Pedra Fundamental, em setembro de 2019, as novas instalações foram entregues aos profissionais e atletas das categorias de base.
Ao longo dos meses, o cenário do local foi gradativamente sendo modificado até a conclusão do projeto, feito para otimizar o processo de formação dos jovens atletas. Logo na chegada ao CFT, já se pode notar a diferença. Um pórtico foi construído e, junto dele, um novo espaço para acomodar a recepção e a vigilância. Em seu exterior, painéis exibem fotos de grandes ídolos, campeões do Mundial de 1983 e da Libertadores de 1995, formados nas categorias de base. Entre eles Renato Portaluppi, Baidek, Carlos Miguel e Emerson.
Passando o prédio administrativo, foi erguida uma estrutura destinada à área de saúde, totalizando 548m², dividida entre academia, fisioterapia, fisiologia, ambulatório e departamento médico, além de quatro vestiários para os atletas e um específico para as comissões técnicas.
Na parte central do CFT está localizada a residência esportiva, composta por sala de acolhimento, refeitório, salas de convivência, sala de estudo, auditório, entre outras facilidades.
O refeitório tem uma área total de aproximadamente 761m², equipado com cozinha industrial completa e ambientado com imagens alusivas à torcida gremista e sua paixão dedicada ao Clube.
Na parte dos dormitórios, foram construídos dois pavimentos com área útil total de 1420 m², onde são dispostos 10 quartos por andar, cuja capacidade total pode chegar até a 120 atletas. Cada dormitório possui 40m², incluindo banheiro, sacada, bancada para estudos, com armários e smartv.
Um dos grandes atrativos da residência é a porta dos dormitórios, onde foi aplicada foto, junto com o autógrafo, de diversos atletas formados na base gremista. A ideia é que os jovens atletas se inspirem e projetem suas carreiras no exemplo de ídolos que iniciaram a sua trajetória de sucesso na base. Na área comum aos quartos, cada andar dispõe de uma sala de convivência destinada ao lazer dos atletas, com opções de jogos como mesa de bilhar, de pebolim, estações gamer, tv e ambiente de estar.
Abaixo, confira imagens do CTF Hélio Dourado após a modernização aplicada.
Seja um torcedor cadastrado e receba as novidades e promoções do Grêmio.
Seguindo o Tricolor nas redes sociais você fica sabendo tudo que acontece no clube e pode dar a tua opinião. Segue lá!
O resultado de sua pesquisa aparecerá aqui.
GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE© 2022 Todos os direitos reservados