Avanço

Obras do CFT Hélio Dourado alcançam 70% de conclusão

Execução se encaminha à fase de acabamentos; iluminação do campo foi concluída nos últimos dias

16 OUT 2020 10:15 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

As obras de modernização do Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, seguem em ritmo acelerado. Passado pouco mais um ano desde as adequações no solo, com o início das obras e o lançamento da Pedra Fundamental, o andamento das melhorias está rigorosamente dentro do cronograma, já no estágio de acabamentos. Nas últimas semanas as obras superaram os 70% de conclusão. Instalada nos últimos dias, a iluminação do campo do CFT permite, agora, a realização de jogos à noite.

A última semana foi dedicada, na Residência Esportiva, ao processo de execução de gesso liso na sala de jogos, aplicação e lixação de massa corrida na mesma sala e também nos apartamentos, execução da textura em paredes internas e instalações diversas, tais como escada e alçapão de acesso à cobertura, escada de emergência e corrimão na escada que dá acesso ao 2º andar.

Já no refeitório foi feita a conclusão do reboco interno da platibanda e vigas invertidas da cobertura, a instalação de esquadrias de alumínio e vidros nas janelas e a pintura externa. No espaço que receberá a academia, prossegue a pintura das paredes e forros de gesso e teve início a instalação das louças sanitárias.

Nessa semana a obra avançou para a instalação das portas e pintura interna e externa da residência esportiva e do refeitório e instalação dos quadros elétricos da residência esportiva, além da execução dos ramais elétricos. A execução do projeto é da I9 Engenharia e Consultoria, com o acompanhamento e supervisão do Departamento de Patrimônio do Grêmio. Gerente do setor, o engenheiro Fernando Radin traz um panorama do andamento da modernização.

“Nós entramos na fase de acabamentos das obras. Estamos com aproximadamente 75% das obras concluídas. Iniciamos, agora, a parte de infraestrutura externa. Também estamos fazendo a adequação dos prédios já existentes, para padronizar a estética dos prédios à nova estrutura. Devemos iniciar, até o final do mês, o pórtico de entrada e a pavimentação interna do empreendimento. A parte de mobiliário está praticamente fechada. Nos próximos 15 dias terminaremos o restante do mobiliário necessário”, diz.

Da fundação ao revestimento, pintura e acabamentos necessários, a obra está prevista para ser entregue no final de dezembro, com Habite-Se. Serão 2.821 m² de área total, divididos em um prédio de dois pavimentos, com 20 apartamentos e capacidade para até 120 atletas, além de cozinha industrial, refeitório, academia, área médica e vestiários.

Em paralelo, o Grêmio concluiu nos últimos dias a instalação da iluminação do campo do estádio, 100% em LED. Com a melhoria, o CFT poderá receber jogos à noite, inclusive partidas do Campeonato Gaúcho. Nos próximos dias o Clube também dá início à obra do pórtico de entrada, e há intervenções planejadas para os outros prédios, de forma a adequá-los ao novo padrão do Centro de Formação e Treinamento Hélio Dourado.

Conheça abaixo as novas estruturas:

RESIDÊNCIA ESPORTIVA – 80%

Será construído um prédio de dois pavimentos, com aproximadamente 710m² por pavimento, com os seguintes ambientes:

10 dormitórios no térreo e 10 dormitórios no 2º pavimento, com capacidade para abrigar de 60 a 120 atletas, dependendo da distribuição do mobiliário. Cada apartamento possui aproximadamente 40m², com um banheiro totalmente individualizado, permitindo a utilização de até 4 pessoas ao mesmo tempo, sacada, bancada para estudos e possibilidade de até 3 beliches;

Haverá 2 salas de jogos e lazer;

Rouparia;

Lavanderia;

Sala de monitoria;

Sala de estudos;

Auditório e sala de recreação;

ACADEMIA – 90%

Esta construção terá aproximadamente 584m², onde haverá os seguintes ambientes:

Academia;

Sala de fisioterapia;

Departamento médico;

4 vestiários para os atletas e 1 vestiário para comissão.

REFEITÓRIO E COZINHA – 70%

Este prédio terá aproximadamente 761m² e abrigará os seguintes ambientes:

Cozinha industrial completa, com depósitos, câmara fria e sala de nutricionista;

3 salões de refeitório, sendo dois internos e um externo, com telhado retrátil;

Um salão de refeitório para funcionários.

Foto: Projeto BASE / I9 Engenharia / Divulgação