Com a função de trazer para dentro do Clube a gestão de relacionamento com os torcedores, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense conta desde 27 de novembro de 2015 com um setor exclusivo de atendimento a demandas de sua torcida.
O Departamento do Torcedor Gremista, DTG, tem como objetivo  servir de suporte ao torcedor, prestando assistência em jogos dentro e fora de casa e potencializando o efeito local, sempre pautado pela segurança e harmonia com os elementos que fazem parte do ambiente de festa e apoio ao time.

O DTG tem como principal missão institucionalizar o relacionamento da entidade com os torcedores em geral, ficando responsável por questões relevantes que possam regulamentar, organizar e fomentar a festa do torcedor gremista dentro da Arena e também em outros estádios onde o Tricolor atuar, seguindo uma visão estratégica institucional.
A iniciativa procura tornar o Grêmio uma referência no Brasil em gestão de torcida com bons exemplos de atitude e comportamento. Além de intermediar o diálogo com órgãos públicos atuantes (como Brigada Militar e Ministério Público), cabe também ao Departamento a organização de caravanas para os jogos fora de Porto Alegre, trabalhando em conjunto com os consulados locais; a criação de ações sociais contra qualquer tipo de preconceito; e a captação e o gerenciamento dos suprimentos, instrumentos e faixas a serem armazenados na própria Arena.

Diretor: Marcos Vargas
Diretores adjuntos: Décio de Marchi, José Germano Pires Jr., Stefan Ludwig e Leandro Dalpiaz e Claiton Araújo.
Coordenador: Thiago Floriano