Licenciamento é um mecanismo legal pelo qual se autoriza e cede-se o direito de utilização de uma marca/imagem para reprodução e exploração comercial. Existe o conceito de que a marca é uma " propriedade". Assim, ela tem um dono (o Clube), que tem por direito auferir resultado com sua marca. Neste caso, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é uma marca registrada e, sobretudo, conta com um público fiel, o que faz dela um precioso ativo para gerar receita através dos produtos licenciados, ações de marketing e outras promoções.
A fim de esclarecer o mecanismo de licenciamento as partes são tratadas da seguinte forma:
LICENCIANTE = GRÊMIO - Proprietário da marca ou seja, possuidor legal do direito de explorar comercialmente o logo, escudo, mascote, cores, emblemas, imagens, conteúdos de imagem, fonográficos e todo conjunto que faça alusão a seu nome (marca).
LICENCIADO - Pessoa jurídica autorizada por meio de contrato a explorar a marca (propriedade) em contrapartida de ROYALTIES.
ROYALTIES - Taxa financeira ou percentual atribuido a título de remuneração pelo uso contínuo da marca (propriedade).
PIRATARIA - Expressão popular para comércio ilegal e não-autorizado da marca (propriedade) aplicada em produtos, classificado como crime de contrafação.
Caso você queira informações sobre processo de licenciamento da marca do Grêmio, contate Sr. Fabiano Veronezi pelo e-mail licenciamento@gremio.net
Seja um torcedor cadastrado e receba as novidades e promoções do Grêmio.
Seguindo o Tricolor nas redes sociais você fica sabendo tudo que acontece no clube e pode dar a tua opinião. Segue lá!
O resultado de sua pesquisa aparecerá aqui.