Precursoras

Pioneiras do futebol feminino são homenageadas

Pelo Grêmio, 17 precursoras receberam certificado e medalha

16 SET 2025 20:42 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na terça-feira, 16, a Cinemateca Capitólio foi palco de uma homenagem inédita às pioneiras do futebol feminino no Rio Grande do Sul. O evento, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027, reconheceu as mulheres que enfrentaram preconceitos, romperam barreiras e deram visibilidade a uma modalidade que hoje conquista cada vez mais espaço.

Durante o encontro, foi exibido o primeiro episódio da websérie “Elas mudaram o Jogo: a história não contada do Futebol Feminino Gaúcho”, que resgata e valoriza a trajetória dessas atletas. O segundo episódio será lançado em outubro e o terceiro em novembro.

Entre as homenageadas, esteve Marianita Nascimento, diretora de Futebol Feminino do Grêmio, que representou as ex-atletas do Clube e reforçou a importância do reconhecimento. “O futebol teve uma história, uma luta. Cada uma sabe o que enfrentou. Todo esse processo de chegar até aqui precisa ser valorizado. Em todo o Brasil tivemos mulheres lutando pela causa e conseguimos, com êxito, a legalização do futebol feminino”.

Ao todo, 36 precursoras da dupla Gre-Nal, indicadas pelas próprias instituições, receberam certificado e medalha pela contribuição à história do futebol feminino na cidade. Pelo Grêmio, foram 17 homenageadas. O grupo já havia sido celebrado pelo Clube em 2023, quando dos 40 anos do Campeonato Estadual da modalidade em 1983, o primeiro que contou com a participação do time de mulheres. Na ocasião da reverência gremista, as ex-atletas receberam camisas comemorativas com a marca histórica, que trajaram também no evento desta terça-feira.

O presidente Alberto Guerra esteve presente e realizou a entrega das honrarias às ex-atletas gremistas, ao lado da secretária da Copa Feminina, Débora Garcia, e da primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino. “O futebol feminino só existe hoje porque muitas mulheres fizeram dele um espaço de resistência, paixão e coragem. Essa homenagem reforça nossa gratidão a quem abriu caminho, e o Grêmio segue firme investindo e acreditando no crescimento da modalidade”, destacou.

Jogadoras do Grêmio homenageadas:

Márcia Amaral Macalao 
Silvia Fattori  
Rosane Machado Rollo (pioneira do Internacional também) 
Gisela Maria Dutra Pithan (Piu) 
Vera Regina Souza Marcelino 
Lacy Alves Vianna 
Marianita Nascimento  
Débora Eunice Lopes Carvalho 
Marinilsa S. Conceição  
Marli Beatriz de Almeida Santos (Lili) 
Ivone Dallegrave 
Ana Maria Gasparotto 
Maria Aparecida Granado 
Mara Rosane da Rosa Ribeiro 
Rosamaria Griebeler 
Maria Luisa de Oliveira 
Dione Webber Carlos