Brasileiro

Grêmio empata com o Botafogo pela 18ª rodada do Brasileirão Sub-17

Tricolor busca confirmar classificação na última rodada

16 SET 2025 16:35 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio empatou com o Botafogo em 3 a 3 na tarde desta terça-feira, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, capital carioca. Os gols do Tricolor foram marcados por Harlley e João Borne (2x), na partida válida pela 18º rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17.

O Grêmio buscou impor o ritmo de jogo desde os primeiros minutos de jogo. Controlando a bola com passes curtos, a equipe Sub-17 chegou ao ataque logo no primeiro minuto, pela direita ofensiva. Adrielson invadiu a área e cruzou, mas o goleiro João Vitor fez o corte e a defesa afastou.

Em mais uma oportunidade pela ponta direita, Vagner cruzou aos seis minutos e, antes do centroavante Harlley cabecear, a defesa carioca desviou para escanteio. Na cobrança, Bernardo Ferreira cabeceou para defesa do goleiro.

O Grêmio era superior e tinha maior volume ofensivo, obrigando o Botafogo a recuar suas linhas. Aos oito, Iago Valeije arriscou de fora da área e carimbou o zagueiro. Quatro minutos depois, o zagueiro David Brendo tentou do meio da rua, mas o goleiro defendeu novamente.

Os minutos passavam e o Grêmio seguia com maior controle da posse de bola, mas passou a cadenciar mais o ritmo do jogo na metade dos primeiros 45 minutos.

Aos 25 minutos, mais um ataque gremista. Harlley recebeu em profundidade na área e buscou o chute rasteiro no canto, mas o arqueiro deixou a meta e conseguiu fazer a defesa com o pé esquerdo. Dois minutos depois, uma sequência de chutes de João Borne, Benjamin e Adrielson foi bloqueada pela defesa que ficou à frente da pequena área. Já aos 31, João Borne tentou da entrada da área de perna esquerda e o goleiro fez a difícil defesa.

Com o primeiro tempo se encaminhando para o final, a partida ficou mais equilibrada, mas sem o Botafogo levar perigo à meta de Gabriel Menegon. Aos 42, em troca de passes, Danillo tabelou com Harlley e chutou de fora da área. A bola acabou fazendo a curva para fora e saiu em tiro de meta. Nos acréscimos, Adrielson cabeceou no centro do gol.

No retorno para a segunda etapa, o Botafogo voltou a campo mais ofensivo, obrigando o Gremio a se defender nos minutos iniciais. Embora com mais presença  no ataque, a equipe Alvinegra não levou perigo e, aos poucos, o Tricolor passou a sair para o jogo. Aos 10 minutos, o Imortal foi recompensado e abriu o placar com Harlley. O centroavante recebeu na entrada da área, limpou a jogada e chutou no cantinho: Grêmio 1 a 0. 

Tão logo o placar foi aberto, o Grêmio quase marcou o segundo. Em jogada pela direita, Adrielson chutou cruzado, a bola ficou viva e Harlley completou, mas a defesa tirou de cima da linha.

O Botafogo chegou ao empate aos 16 minutos, em jogada pela direita e no cruzamento rasteiro, a bola passou por Gabriel Menegon e David Brendo tentou cortar, mas marcou contra.

A primeira mudança na equipe, feita pelo técnico Ruimar Kunzel, foi a entrada de Rafael Gomes no lugar de Iago Valeije.

Aos 24 minutos, o segundo dos cariocas em cobrança de tiro livre indireto dentro da área.

Em mais uma mudança, Bernardo Ferreira deixou o campo para a entrada de Lucas Barros.

A partida seguia aberta e João Borne empatou aos 34 minutos. O gol saiu em jogada pela direita e o camisa 10 completou de primeira para o fundo do gol.

Aos 38, o terceiro do Botafogo.

Na última parada para substituições, Ruimar promoveu as entradas de Lucca e Marcelo. Saíram Adrielson e Benjamin.

A gurizada do Grêmio não desistiu e seguiu em busca do gol para voltar a empatar o jogo. Aos 43, novamente pela direita de ataque, a bola sobrou para João Borne, de primeira, acertar o ângulo em uma bomba: 3 a 3.

Nos acréscimos, mais duas grandes oportunidades de gol. Aos 46, Marcelo invadiu a área pela esquerda e soltou o pé de canhota para defesa do goleiro. Na sequência do lance, a bola voltou para área do Botafogo, o arqueiro não conseguiu segurar o chute e sobrou para Lucca, que tentou emendar de carrinho, mas a bola bateu na trave e saiu.

Mesmo com as oportunidades nos minutos finais, a partida terminou empatada em 3 a 3.

Com jogos dessa rodada ainda por serem disputadas, o Tricolor está na quarta colocação, com 32 pontos somados. Na próxima semana, o Grêmio recebe o Santos no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, pela 19ª e última rodada da primeira fase e pode confirmar a classificação às quartas de final.

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA

 

Brasileirão Sub-17 - Botafogo x Grêmio - 16/09/2025