DCSP

Anderson Donelli assume a coordenação do Departamento de Ciência, Saúde e Performance

Médico será o responsável pela área no futebol gremista

04 JUL 2025 11:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense oficializa o médico Anderson Donelli como o novo coordenador do Departamento de Ciência, Saúde e Performance. O profissional tem exercido a sua função no Departamento Médico gremista desde o ano passado e agora assume a coordenação do DCSP, um dos pilares de desenvolvimento dos atletas dentro do Departamento de Futebol do Tricolor.

Donelli é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2007, com residência no Hospital de Clínicas de Porto Alegre em Medicina e Cardiologia. Tem Especialização em Ergometria e Ergoespirometria (teste cardiopulmonar), pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Desde 2013, o profissional atua no Hospital Moinhos de Vento. Em 2017, finalizou seu Doutorado em Cardiologia do Exercício na UFRGS. Atualmente é professor da pós-graduação em cardiologia e ciências cardiovasculares na instituição, tendo vasta produção de artigos científicos em nível nacional e mundial.

A partir da parceria do Grêmio com o Hospital Moinhos de Vento, passou a ser consultor no Clube para os testes realizados junto aos elencos masculinos e femininos. Em 2024, foi um dos responsáveis por trazer a estrutura da instituição de saúde para o vestiário gremista no CT Luiz Carvalho, para os testes de pré-temporada.

Desde a metade de 2024 passou a ser um dos médicos do departamento de futebol gremista, participando de jogos e treinos no dia a dia do CT Luiz Carvalho. “Vamos procurar trazer cada vez mais os métodos científicos para dentro das atividades do Clube. Vamos ajustar os processos para aprimorar os cuidados com nossos atletas, tanto no que tange a parte de saúde quanto no desenvolvimento da performance. Pretendemos seguir desenvolvendo uma padronização e metodologia do Grêmio, que fique como legado, nos métodos de trabalho de todas as áreas envolvidas como fisioterapia, nutrição, medicina, fisiologia e massagistas, além de produzir cada vez mais ciência na área do esporte e exercício”, disse.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA