Sub-20

Grêmio não soma pontos fora de casa pelo Brasileiro Sub-20

Tricolor foi superado pelo Botafogo no Rio de Janeiro

02 JUL 2025 20:55 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio não conseguiu somar pontos no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. No Estádio Nilton Santos, o Tricolor foi superado pelo Botafogo pelo placar de 4 a 0.

A partida começou de forma equilibrada, com o Grêmio procurando trabalhar a posse de bola e chegar ao campo ofensivo. Chegou a ter duas boas chegadas, mas sem o melhor acabamento. A primeira oportunidade foi do time da casa, aos cinco minutos. A bola foi rolada na entrada da área e e chute forte foi no centro do gol, para defesa de João Victor.

Em nova investida do time da casa, a bola foi lançada por elevação na linha defensiva e o atacante do Botafogo se jogou na área para tentar o voleio e furou em bola. A arbitragem equivocadamente assinalou pênalti inexistente. Na cobrança, aos 13 minutos, Caio Valle mandou no canto esquerdo para abrir o placar.

Aos 19 minutos, em contra-ataque, o jogador da equipe carioca arriscou o arremate do meio-campo. O arqueiro João Victor estava adiantado e voltou correndo para a área. Quando pareceu que a bola passaria, ele esticou o corpo para dar um tapa salvador para escanteio. Que perigo, grande defesa.  Quatro minutos depois, em nova oportunidade, o chute de fora passou tirando tinta da trave gremista.

A primeira conclusão de maior perigo do Grêmio foi aos 28 minutos. Zortea bateu o escanteio em curva da esquerda na segunda trave. João Lima subiu mais que toda a defesa para testar firme a bola, mas muito alto, por sobre a meta. Dois minutos depois, Jardiel abriu o jogo para Gabriel Mec. Logo ele fez o cruzamento da esquerda e Tiago chegou em velocidade para tornear de cabeça, desviado, à direita do gol.

O goleiro João Victor teve que trabalhar novamente aos 35 minutos. Primeiro em chute cruzado que quicou à sua frente e foi rebatido. Dentro da área, veio a conclusão no rebote e mais uma vez João Victor cresceu para evitar o segundo gol carioca.

Em cruzamento de Higor na extrema esquerda, a zaga desviou pro lado da área exatamente onde estava o centroavante Jardiel, aos 40 minutos. Na caída da bola ele arrematou de perna direita, mas a bola foi no centro, facilitando a intervenção do goleiro botafoguense.

Aos 45 minutos, depois de cruzamento da esquerda, o atacante do time da casa fez a conclusão e a bola explodiu na trave. No rebote, o adversário foi derrubado na área e outro pênalti foi assinalado. Na batida de Yarlen, o goleiro João Victor ainda desviou com as pernas a bola, mas acabou entrando.

O Grêmio voltou para a etapa complementar com a mesma formação. Disposto a buscar a recuperação no marcador, a equipe dominou as ações e passou a pressionar a defesa adversária. Teve bom volume ofensivo, mas novamente faltou melhor acabamento no término das jogadas.

Em jogada individual aos nove minutos, Tiago levou a bola pro lado esquerdo da área e logo mudou de direção trazendo para o meio. De perna direita bateu colocada em curva e a bola passou perto do ângulo esquerdo, para fora. Em cobrança de falta frontal de Zortea, aos 12 minutos, o goleiro botafoguense se atirou no canto para espalmar e salvar o gol de desconto. No minuto seguinte, o Botafogo perdeu a chance em chute que passou perto da trave esquerda gremista.

Em rápido contra-ataque dos cariocas aos 15 minutos, a bola foi alçada na área e o cabeceio à queima roupa foi parado somente no voo do goleiro gremista João Victor que espalmou fazendo grande defesa. Logo depois, o técnico Fabiano Daitx promoveu as primeiras trocas. Saíram Smiley e Tiago para as entradas de Felipe Dahora e Adrielson, respectivamente.

O Tricolor teve grande oportunidade de descontar o marcador aos 26 minutos. Gabriel Passos fez o cruzamento no meio da área e Jardiel apareceu livre para concluir de primeira na queda da bola. Caprichosamente ela passou tirando tinta da trave esquerda, para fora. Três minutos depois, Zortea cobrou a falta lateral na área. Jardiel fechou em velocidade para desviar de cabeça, mas o goleiro adversário fez grande defesa para evitar o primeiro gol gremista.

Em seguida, Lian e Jean entraram na partida, nas vagas de Gabriel Passos e Higor. Aos 32 minutos, em escapada pela esquerda, o cruzamento rasteiro na área do Tricolor foi desviada de carrinho e o goleiro João Victor abafou. Na volta, a bola acabou carimbando Jean e entrando contra, aumentando a vantagem do Botafogo.

Aos 38 minutos, Araújo escapou na extrema esquerda e deu o passe no bico da grande área para Gabriel Mec. Logo ele serviu para Jardiel na meia-lua da grande área. O centroavante deu corte seco na marcação e arriscou o chute colocado de direita. Com capricho, a bola passou rente à trave esquerda, para fora. 

Por fim, Fellipe Magalhães e Rogério entraram no jogo para as saídas de Gabriel Mec e Araujo. Nos acréscimos, aos 46 minutos, Mateusinho acertou chute de rara felicidade para dar números finais ao duelo.

Agora o Grêmio segue com 17 pontos somados em 16 partidas, na décima quinta colocação da tabela. Volta a atuar na próxima quarta-feira no CFT em Eldorado do Sul, quando receberá o Athletico-PR, às 15h.

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA

Brasileirão Sub-20 - Botafogo x Grêmio - 02/07/2025