Base forte!

Equipes de base mostram com desempenho o resultado do trabalho de formação no Grêmio

Categoria Sub-20 tem a segunda melhor campanha do país no Brasileirão

30 JUL 2024 20:04 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O grande momento do Tricolor com sua equipe Sub-20 na disputa do Campeonato Brasileiro traduz o trabalho de excelência realizado na formação de atletas do Tricolor. Considerada a principal equipe de base, a ponta no processo de evolução dos jogadores trabalhados em Eldorado do Sul, a categoria atualmente está na segunda colocação da tabela de classificação da competição nacional.

Com um aproveitamento de 73%, o Grêmio acumula 10 vitórias em 14 jogos até o momento, totalizando 31 pontos. Ainda tem uma partida a menos em relação aos outros postulantes. Esta é a melhor campanha na história da competição pelo lado gremista, sendo que a fórmula de disputa sofreu alterações com o passar dos anos, constituída atualmente por mais jogos na primeira fase, com 19 partidas.

A arrancada com cinco vitórias consecutivas sobre Botafogo, São Paulo, América-MG, Atlético-GO e Atlético-MG chamou a atenção, porém foi brecada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Mesmo com o déficit de condicionamento pela falta de uma rotina fixa de treinos na comparação com a maioria dos adversários, depois tendo que atuar com menor espaço de descanso para efetuar as partidas até então atrasadas, a equipe naturalmente oscilou. Porém, logo retomou o bom desempenho inicial para ter nova sequência de vitórias ao bater o Cruzeiro, Internacional, Goiás e Athletico-PR.

No clássico Gre-Nal, se manteve um ponto importante que caracteriza uma das práticas adotadas por anos na base gremista. Atletas de cinco gerações foram utilizados, com o objetivo de acelerar a possibilidade de experimentação de jogadores mais novos em competições com limite de idade maior. Jogadores nascidos em 2008, como os meias Tiago e Roger e o atacante Gabriel Mec, além de nascidos em 2007, 2006, 2005 e em 2004 estavam relacionados ou foram utilizados no clássico.

Essa mescla oportuniza que os mais jovens possam receber orientações dos atletas mais experimentados nas categorias, além de poder mostrar o seu potencial mesmo tendo que enfrentar oponentes muitas vezes mais maturados. A categoria Sub-17 também adota a utilização de atletas mais novos e está no G4 da tabela de classificação no Campeonato Brasileiro, além de estar defendendo o título do Gauchão, abrindo as semifinais neste final de semana.

As categorias Sub-20 e Sub-17 seguem uma rotina semanal de treinos e frequentemente recebem chamados do futebol profissional para trabalhos com o elenco principal no CT Luiz Carvalho. O lateral Igor, o zagueiro Viery, e o atacante Alysson, inclusive, receberam recentemente oportunidades sendo relacionados ou atuando sob comando do técnico Renato Portaluppi.

A boa campanha da equipe Sub-20 será desafiada novamente nesta quinta-feira. O time comandado pelo técnico Airton Fagundes encara o líder Palmeiras no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Os paulistas estão com quatro pontos a mais, no topo da tabela. Em caso de nova vitória, o Grêmio encaminhará a classificação para as quartas de final.

Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA