BASE FEMININA

Trio das Mosqueteiras faz história com a Seleção Brasileira no Mundial Sub-17

Maria, Allyne e Josi conquistaram marca inédita com a Amarelinha

16 NOV 2025 09:51 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

As Mosqueteiras Maria, Allyne e Josi fizeram história com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina Sub-17. O grupo comandado por Rilany Silva alcançou a melhor campanha do Brasil na competição, chegando às semifinais pela primeira vez.

Entre outubro e novembro, as três atletas da Base Feminina do Grêmio representaram o país no Mundial disputado no Marrocos. Na estreia diante da equipe anfitriã, Allyne marcou o terceiro gol, selando a vitória da Seleção. Ao longo do torneio, tanto ela quanto Maria iniciaram todas as partidas como titulares.

As jogadoras já haviam participado de diversas etapas de preparação com a Seleção Sub-17. A goleira Josi, natural de Dois Irmãos-RS, é a que mais acumula convocações pelo Brasil, sendo 12 ao todo. 

Vice-campeã do Sul-Americano da categoria em maio deste ano e campeã na edição anterior, a arqueira chegou ao Grêmio em 2021 fez parte dos elencos que conquistaram o troféu do Brasileirão Sub-17 em 2023 e do Gauchão Sub-17 em 2024. Neste ano, foi vice do Nacional com as Mosqueteiras, ao lado de Allyne e Maria. 

A zagueira Allyne, mato-grossense, soma 11 convocações para as Seleções de Base e também disputou o último Sul-Americano Sub-17. No Tricolor desde 2022, participou das conquistas nacionais e estaduais dos últimos anos. Em junho, Allyne e Josi foram chamadas pela primeira vez para compor os treinamentos preparatórios do elenco principal da Seleção Feminina para a Copa América. 

Com 10 convocações, a atacante Maria, natural de Passo Fundo-RS, também foi destaque no Sul-Americano Sub-17. No Grêmio desde 2022, ela coleciona títulos pelo Clube e, com apenas 16 anos, já atua pela equipe profissional das Mosqueteiras.

O Brasil encerrou sua participação no Mundial Feminino Sub-17 após ser superado nos pênaltis pelo México na disputa do terceiro lugar. Antes, a Seleção somou uma vitória, um empate e uma derrota na fase classificatória no Grupo A. Nas oitavas, a Amarelinha venceu a China e, nas quartas, o Canadá nos pênaltis. Na semifinal, sofreu o revés para a Coreia do Norte.

Nesta edição do Mundial Sub-17, foi a oitava presença da Seleção Brasileira Feminina, que realizou uma campanha histórica ao chegar nas semifinais do torneio. Até então, o melhor resultado do país havia sido chegar às quartas de final em 2010, 2012 e 2022.

Foto: Caroline Motta / Grêmio FBPA