Causa antirracista!

Grêmio e Unisinos assinam termo de cooperação para promover ações antirracismo

Primeira edição do Troféu Flecha Negra será disputada em amistoso no CT do Cristal

07 NOV 2025 17:10 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na manhã desta sexta-feira, em solenidade realizada no gabinete presidencial na Arena do Grêmio, o Clube de Todos formalizou a assinatura do termo de cooperação com a Unisinos para fomentar ações que promovam a causa antirracista. O primeiro evento confirmado será uma partida amistosa a ser disputada no CT do Cristal, denominada Troféu Flecha Negra, reunindo representantes da Liga da Canela Preta, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Unisinos, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e do Tricolor.

Estiveram presentes o presidente do Grêmio Alberto Guerra, o coordenador do Clube de Todos Juliano Ferrer, o diretor de marketing e relacionamento da Unisinos Gustavo Bittencourt, o professor Jorge Luiz Teixeira coordenador do NEABI, o ex-árbitro Marcio Chagas representando a Liga da Canela Preta, além de colaboradores das instituições envolvidas.

O presidente Alberto Guerra valorizou a ação como marco para levar a mensagem ao grande público: "Temos a obrigação, como representantes do Clube, de levar diferentes discussões para fora das quatro linhas. Precisamos quebrar algumas barreiras que hoje em dia não se admitem mais. Não tem mais espaço para o racismo na sociedade. O Grêmio é realmente o clube de todos e se orgulha muito disso, de tudo que fizemos até aqui e queremos sempre fazer mais. O futebol é uma ferramenta enorme para propagar as ideias antirracistas. O Grêmio sempre estará de portas abertas para iniciativas como esta, contem com nosso apoio", finalizou.

"O Grêmio identificou há algum tempo que precisava sair das quatro linhas e ser um vetor de uma sociedade melhor, de um discurso antirracista, contra a homofobia, contra a violência à mulher, e todas as pautas de inclusão que uma sociedade séria e civilizada precisa ter. Agradeço essa parceria com a Unisinos, assim como ao presidente Guerra por ter sempre apoiado as ações do Clube de Todos. Entendo que remando juntos vamos chegar nesse lugar de uma sociedade mais justa, mais consciente e respeitadora das diferenças", frisou Juliano Ferrer.

Esta parceira tem o objetivo de promover a educação antirracista por meio do futebol, fortalecendo as ações e reflexões que contribuam para uma sociedade mais justa, plural e consciente. A partir de agora, Grêmio e Unisinos consolidam esforços em iniciativas conjuntas e em futuras ações de letramento racial voltadas para o público interno e externo.

O professor Jorge Luiz Teixeira trouxe a importância do futebol como fio condutor das ações antirracistas: "Fazer o antirracismo não tem uma receita, mas é construído de maneira conjunta, assim como temos feito entre a Unisinos e o Grêmio. Traduzir em uma atividade prática o antirracismo, como será nesse jogo de futebol, vai unir o que fazemos, que é a educação das relações etnicorraciais com o que o Grêmio faz, que é o futebol, uma paixão nacional. Colocar isso como um elemento na luta antirracista é algo que vai movimentar positivamente a nossa cidade. Por meio do futebol e da educação vamos plantar uma semente que vai crescer e frutificar", disse.

"É uma alegria e uma honra firmar esse compromisso com o Grêmio. O tema da diversidade, da inclusão e da equidade faz parte dos orientadores estratégicos institucionais da Unisinos. Nós conversamos sobre como é importante que esses projetos sejam parte dos pilares organizacionais das instituições. O tema da inclusão e do diálogo, assim como a defesa de grupos de minorias e vulnerabilizados, devem estar presente no dia a dia", citou Gustavo Bittencourt, representando o reitor da Unisinos, Padre Sergio Mariucci.

A primeira edição do Troféu Flecha Negra - Futebol Antirracista será disputado no dia 16 de novembro, às 9h, em jogo amistoso entre um combinado do Grêmio e da Liga Canela Preta diante do time formado pela Unisinos e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. O encontro terá entrada gratuita na sede da Escola do Grêmio, o CT do Cristal, em Porto Alegre.

Fotos: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Assinatura termo de compromisso Grêmio e Unisinos - Futebol antirracista - 07/11/2025