TRADIÇÃO

Grêmio realiza a 90ª edição do Jantar Farroupilha

Cerimônia faz parte da programação de aniversário do Clube

23 SET 2025 21:02 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na noite desta terça-feira, 23, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense promoveu um dos seus mais tradicionais eventos, dentro da programação de aniversário do Clube. Em sua 90ª edição, o Jantar Farroupilha foi realizado no CTG Estância da Azenha, em Porto Alegre.

Realizado desde 1935, o evento celebra historicamente a conquista do Campeonato Farroupilha, em homenagem ao Centenário da Guerra dos Farrapos. Para relembrar essa glória Imortal, estiveram presentes na ocasião os familiares dos saudosos ex-atletas que participaram da partida em questão, sagrando-se os Campeões da Cidade de Porto Alegre.

Além deles, o presidente Alberto Guerra, membros do Conselho Administrativo e Deliberativo, dirigentes, conselheiros, colaboradores, sócios e ex-jogadores do Clube prestigiaram a ocasião. Para abrir a cerimônia, o trio Oigalê subiu ao palco para uma bela apresentação de música tradicionalista gaúcha. 

Após, a mestre de cerimônias Juliana Rocha deu início à solenidade, nomeando os presentes. E na sequência, a assessora de Comunicação Institucional Amanda Ferronato junto a Fernanda Luz, neta do zagueiro Luiz Luz, campeão Farroupilha, realizaram emocionante discurso, contando os detalhes do jogo que definiu o título.

“É um prazer estar aqui e poder relembrar essa grande história junto a uma torcida que apoia em todos os momentos: vibra, se emociona e defende com muito amor as três cores. E foi nesse espírito que no dia 22 de setembro de 1935 em uma tarde de domingo, que desde muito cedo o campo da Baixada estava lotado com uma torcida entusiasmada, demostrando que mais uma vez a torcida do Grêmio empurraria o time para a vitória”, disse a gremista Fernanda Luz.

“Porto Alegre vivia uma efervescência cultural, pois estava comemorando naquele ano o Centenário Farroupilha através de uma exposição que atraiu os olhares do mundo para a nossa cidade. Por isso vencer o Campeonato daquele ano não era apenas mais uma conquista esportiva, mas ficaria entrelaçada com a história do estado. Nesse cenário, o Campeonato Farroupilha se tornou um dos símbolos dessa celebração”, completou a assessora Amanda Ferronato.

A decisão foi um clássico Grenal no Estádio da Baixada, vencido pelo Grêmio por 2 a 0. O adversário era favorito e jogava pelo empate. Os gols foram anotados por Foguinho e Lacy, nos minutos finais do jogo. Na comemoração do título, naquela mesma noite, o técnico Sardinha I, entusiasmado pela façanha do Tricolor, decretou que a conquista seria celebrada por 100 anos a partir dali - ou seja, até 2035.

“Como é bom ganhar Gre-Nal, não é mesmo? Queria agradecer a presença de todos. Estamos em final de gestão e participei dos Jantares Farroupilha, pois acho maravilhoso saudar a memória desses atletas que já não estão mais entre nós. E que a gente possa repetir por muitas vezes eventos como esse de 1935 e esse de 2025”, disse o presidente Guerra, fazendo um paralelo com o momento atual do time, que venceu recentemente o clássico em jogo memorável pelo Campeonato Brasileiro.

O protocolo seguiu com o tradicional Parabéns Crioulo pelos 122 anos de Grêmio e o hino do Tricolor. Para encerrar, foi servido um churrasco regado a música, tradição e memórias. E ainda, houve uma apresentação do chuleador pré-mirim Valentin Otto, da entidade tradicionalista Grupo de Artes Gaúchas Piazitos do Sul, da 12ª Região Tradicionalista, e do chuleador veterano Vinícius Costa Coelho, do CTG Vaqueanos da Tradição, de Porto Alegre, da 1ª Região Tradicionalista, que também é professor do CTG Estância da Azenha.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA