Protocolo Zero

Grêmio reforça compromisso antirracista em clássico do Gauchão Feminino 

Clube se une à FGF e à Odabá na divulgação do Protocolo Zero

24 AGO 2025 19:11 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense segue firme em sua luta contra todas as formas de racismo, reforçando a atuação através do Clube de Todos. No clássico diante do Internacional pelo Gauchão Feminino, vencido hoje por goleada, dia 24, CFT Hélio Dourado, o Tricolor participou de mais uma ação de divulgação do Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo, iniciativa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em parceria com a Odabá (Associação de Afroempreendedorismo).

Antes da partida, representantes da FGF e da Odabá, junto com Marianita Nascimento, Diretora do Futebol Feminino do Grêmio, realizaram a distribuição de brindes ao público presente. O momento também contou com a entrega da camisa oficial do protocolo para a Diretoria do Futebol Feminino gremista, além da entrada das equipes e da arbitragem em campo vestindo as camisas da campanha. 

Marianita destacou a importância da ação, ressaltando seu significado dentro e fora de campo. “Considero essa ação fundamental e acredito que iniciativas como essa precisam acontecer com ainda mais frequência. Já passou da hora de nos unirmos, dentro e fora de campo, pelo propósito do racismo zero. Sabemos que muitos casos ainda ocorrem no futebol e, por isso, quanto mais nos mobilizarmos em busca de soluções, mais forte será a mensagem e o impacto dessa luta”.  

O Protocolo Zero, lançado em 2023 pela FGF com apoio da Odabá, tem como objetivo combater o racismo individual, institucional e estrutural, promovendo ações de conscientização e letramento racial. Desde então, a iniciativa já impactou árbitros, assistentes, delegados, jogadores e comissões técnicas, além de alcançar torcedores em competições como o Gauchão Superbet 2025 e a Série A2. 

No Gauchão Feminino 2025, o projeto prevê ações de ativação em todas as cinco partidas da primeira fase, contemplando um jogo em cada estádio mandante. Dessa forma, a campanha busca levar a mensagem antirracista diretamente para dentro da comunidade esportiva e das arquibancadas.     
Com participação ativa, o Grêmio reforça seu papel histórico e social de combate ao racismo, reafirmando que a luta é permanente e que o futebol é um espaço de união, diversidade e respeito.

 

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA