PLAYOFFS

Grêmio encerra participação na Conmebol Sul-Americana 2025

Em duelo na Arena, Tricolor empata em 1 a 1 com o Alianza Lima

24 JUL 2025 00:07 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na noite desta quarta-feira, 23, na Arena do Grêmio, o Tricolor encerrou sua participação na Conmebol Sul-Americana 2025, em partida de volta pelos playoffs da competição. O time empatou em 1 a 1 com o Alianza Lima, do Peru, mas precisava de três gols de diferença para garantir a vaga nas oitavas de final do campeonato. 

O jogo começou com pressão Tricolor. Aos 3 minutos, o Grêmio teve a primeira chance, pela esquerda. Marlon encontrou Braithwaite na área, que ajeitou para Cristian Olivera. O uruguaio fez o corte e finalizou, mas a bola desviou e saiu.

Aos 11, novamente Marlon apareceu, dessa vez em cobrança de falta. O lateral-esquerdo bateu fechado em direção do gol, mas o goleiro Viscarra defendeu.

Precisando balançar as redes, o Tricolor seguia trabalhando a bola, tentando quebrar as linhas de defesa do adversário, que se fechava e apostava nos contra-ataques. Aos 38, Gustavo Martins ganhou da marcação e escorou para Braithwaite, que vinha de trás. O dinamarquês finalizou no ar, mas o chute saiu fraco.

Sem novas oportunidades de perigo para ambos os times, o primeiro tempo encerrou com o placar zerado. Na volta para o segundo tempo, o técnico Mano Menezes fez sua primeira alteração: André Henrique entrou no lugar de Cristian Olivera.

Aos 10 minutos, o gol Tricolor! Em cobrança de escanteio, Marlon mandou para a área e Gustavo Martins, se adiantando à marcação, tocou de pé esquerdo, de primeira, para abrir o placar! Grêmio 1 x 0!

Primeiro passo dado, o treinador da equipe gremista mexeu na equipe novamente. Aos 12, o meio-campista Edenílson entrou no lugar do volante Villasanti.

Melhor em campo, o Grêmio seguia criando. Aos 14, Braithwaite recebeu livre pela esquerda, carregou até o fundo e bateu cruzado, mas o goleiro afastou para a linha de fundo. Dois minutos depois, Marlon bateu fechado e Viscarra tirou de soco.

Aos 21, após período de domínio Tricolor, o time adversário conseguiu chegar com Quevedo, que bateu cruzado, mas Volpi fez grande defesa. E na sequência, nova mudança na equipe gremista, com o atacante Pavón entrando no lugar do defensor Gustavo Martins.

Um minuto depois e mais uma grande chance do Grêmio. Alysson passou para André Henrique bater cruzado, da risca da grande área, mas a bola acertou a trave e foi para fora.

Aos 36, o atacante Amuzu entrou no lugar de Alysson. No minuto seguinte, André Henrique chutou rasteiro e encontrou Braithwaite, que ganhou da marcação e chutou no cantinho, mas o goleiro adversário tirou.

As oportunidades eram todas do Grêmio. Aos 39, André Henrique recebeu de Pavón, dominou no peito e chutou de voleio, mas a bola subiu demais e acabou saindo. Aos 46, foi a vez de Pavón bater direto para a defesa do goleiro Viscarra.

Esgotado o tempo regulamentar, o juiz concedeu apenas cinco minutos de acréscimo, sob protestos da torcida. Aos 47, duas chances em sequência, com Marlon e com André Henrique, mas a defesa adversária afastou em ambas as vezes.

Apesar da pressão gremista, o time adversário aproveitou contra-ataque aos 50 minutos e Barcos marcou, empatando a partida nos últimos lances do jogo. Agora, o Grêmio foca no jogo contra o Palmeiras, no sábado, 26, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontecerá no Allianz Parque, em São Paulo-SP, às 21h.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA