FEMINICÍDIO ZERO

Grêmio reforça compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres

Evento marcou a apresentação dos planos de trabalho da campanha nacional "Feminicídio Zero no RS"

11 JUL 2025 12:42 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na manhã desta quinta-feira (11), o Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi palco do Ato de Apresentação dos Planos de Trabalho da campanha nacional “Feminicídio Zero no RS” e da Comissão Externa da Câmara dos Deputados de Combate aos Feminicídios no Estado. 

O evento contou com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e reuniu autoridades e representantes de instituições comprometidas com o enfrentamento à violência de gênero. Representando o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, esteve presente o presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, que também integra o movimento Clube de Todos. 

“Estar presente neste momento reafirma o compromisso do Grêmio com o enfrentamento à violência contra as mulheres. O esporte tem o poder de mobilizar e transformar realidades e compreendemos a nossa responsabilidade nesse processo. A adesão à campanha Feminicídio Zero é mais do que simbólica: é um passo concreto na construção de um ambiente mais seguro”, destaca Bugin. 

Durante o ato, foram apresentados os planos de ação com foco em políticas públicas de prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres. Dados do Observatório da Violência Contra a Mulher da Secretaria da Segurança Pública revelam a gravidade do cenário: somente entre janeiro e junho de 2025, o Rio Grande do Sul registrou 36 feminicídios consumados e 134 tentativas. 

O Parlamento gaúcho foi o primeiro órgão legislativo do país – e o único no Estado – a aderir formalmente à campanha Feminicídio Zero, por meio da assinatura da Carta Compromisso em 14 de abril deste ano. Na ocasião, o Grêmio também formalizou sua adesão à iniciativa, com assinatura do presidente Alberto Guerra.

Fotos: Amanda Ferronato | Grêmio FBPA