DCSP

I Simpósio Cardiologia do Esporte é realizado pelo Departamento de Ciência, Saúde e Performance em parceria com o Hospital Moinhos de Vento

Assuntos relacionados à saúde do coração x práticas desportivas como o futebol e incidências de problemas cardiológicos em atletas de alta performance foram destaques do encontro

25 JAN 2023 09:09 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na noite da última terça-feira, 24, ocorreu o I Simpósio de Cardiologia do Esporte, uma parceria entre o o Departamento de Ciência, Saúde e Performance (DCSP) do Grêmio e o Hospital Moinhos de Vento (HMV). O evento, realizado no auditório do hospital, reuniu mais de 250 participantes de diversas áreas da saúde e contou com as presenças do coordenador do DCSP Rafael Barleze e de médicos especialistas da área, como o Dr. Anderson Donelli e o Dr. Leandro Zimerman, que também conduziram as apresentações. Os profissionais de saúde de todas as categorias do Clube também estiveram presentes, cumprindo a premissa de capacitação constante que deve ser destinada à área. O Simpósio também contou com a presença de  Gustavo Pereira, Assessor da Presidência para a Saúde, dirigentes e colaboradores da equipe profissional masculina, feminina e base.

Durante o encontro, foram apresentadas as últimas atualizações sobre diversos assuntos relacionados à  “avaliação cardiológica do atleta competitivo” e a “morte súbita em eventos esportivos”, sendo estes os principais módulos das apresentações e que tem movimentado a comunidade ciêntifica sobre um problema que tem se tornado relativamente frequente entre atletas do desporto e de alta performance.   

"As principais motivações que nos levam à discussão sobre o tema,   são aproximar do conhecimento científico de ponta os profissionais de saúde do Grêmio,  além de tornar o Clube um polo produtor de dados. Estiveram presentes as equipes de saúde do profissional masculino e feminino, além das categorias de base. Essa medida aprimora e unifica os processos. A intenção é que esse tipo de evento seja constantemente disponibilizado para nossos colaboradores, além de parcerias com centros de excelência, como é o caso do Hospital Moinhos de Vento", disse o vice-presidente gremista Gustavo Bolognesi, um dos idealizadores do DCSP.

"O Simpósio realizado no Hospital Moinhos de Vento é a primeira materialização de um projeto que visa unir o Grêmio aos principais centros  de referência nas áreas da ciência e saúde. Nosso objetivo é criar pontes entre instituições e profissionais renomados com o Clube e seus colaboradores, mostrando que o Grêmio está imbuído em prover conhecimento e produzir conteúdo de relevância científica. Neste primeiro evento, abordamos a Cardiologia do Esporte, que é um assunto muito importante desde as avaliações pré-participação até o desempenho final do atleta em campo. Com a presença de referências nacionais em temas que retratam essa prática, proporcionamos discussões de grandes nomes da cardiologia junto de um dos médicos da equipe profissional masculina do Grêmio, Dr. Márcio Dornelles", citou o coordenador do DCSP, Rafael Barleze.

"Tendo essa visão de agregar conhecimento e criar pontes com a ciência o Grêmio deu seu primeiro passo de um projeto grandioso e inovador em equipes de futebol no Brasil. Futuramente outras áreas serão contempladas, como fisioterapia, nutrição e fisiologia. Temos a certeza que essa qualificação deve sempre se desenvolver, pois o esporte de alto rendimento evolui a passos largos e nossos profissionais conseguirão entregar sempre os melhores processos aos nossos atletas quando fomentados de cultura cientifica", finalizou Barleze.

O Departamento de Ciência, Saúde e Performance é um dos principais pilares construído pela atual administração do Grêmio para reforçar a área de saúde do futebol. Além do Futebol Profissional, o DCSP está direcionado também à modalidade feminina e categorias de base do Clube. O Simpósio de Cardiologia é mais uma das ações resultantes da colaboração firmada entre o Grêmio e o Hospital Moinhos de Vento, que entrou para o rol de parceiros do Clube.

Foto: Divulgação/Hospital Moinhos de Vento