Homenagem!

Grêmio homenageia GE Black Power pelos 50 anos de história e luta antirracista

Tricolor enviou uma camisa personalizada em alusão aos 50 anos da Instituição

20 DEZ 2022 15:25 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

No último sábado, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense homenageou o GE Black Power pelos seus 50 anos de história e luta antirracista. A equipe é uma das mais importantes e influentes da várzea paulistana, criada com o objetivo de se unir à mobilização contra a discriminação racial que acontecia no mundo na década de 60, motivada pela morte do pacifista e líder da resistência não-violenta, Martin Luther King, em 1968.  

Na festa de comemoração do aniversário da instituição, que aconteceu neste último final de semana, na capital paulista, a Consulesa do Grêmio de São Paulo, Leticia Mineko, junto da Diretora Regional Andrea Ladvig, realizaram a entrega de uma camisa do Grêmio personalizada com o nome GE Black Power e o número 50 - em alusão ao meio século de história - ao fundador e atual presidente do Clube, Édson Aparecido Corrêa, o Sr. Branca, como é conhecido. Além da camisa, as representantes gremistas presentearam o líder da equipe com uma flâmula do Tricolor e com o livro “Somos Azuis, Pretos e Brancos”.  

O Grêmio tem uma ligação especial com o GE Black Power. Depois de fundar o Clube, em 24 de dezembro de 1972, Branca iniciou pesquisas para definir o uniforme do time, quando encontrou as cores do Tricolor gaúcho e também do Chelsea, clubes nos quais se inspirou. Hoje o uniforme leva o azul, preto e branco. 

A história de luta contra o racismo do GE Black Power vai além dos gramados. Desde a década de 70, o também projeto social, que tem sua sede na zona sul de São Paulo, busca ajudar crianças e adolescentes, os inserindo e os formando na modalidade. Jogadores como Ruy Ramos, Robson Ponte e Zé Sérgio foram revelados pela equipe.  

Não é apenas futebol, é a luta diária por resistência, pelo fim do preconceito, pela extinção do racismo. O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense tem a honra de parabenizá-los pelos 50 anos de trajetória. 

Fotos: Divulgação Consulado do Grêmio de São Paulo