Nada pode ser maior

O mundo aos pés do Grêmio

Há 36 anos, Tricolor conquistava seu maior título

11 DEZ 2019 10:31 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O dia 11 de dezembro entrou para a história do Grêmio há 36 anos. Nesta data, em 1983, o Tricolor, atual campeão da América, alcançava o ápice de sua existência ao conquistar o título de Campeão Mundial de Clubes, na competição disputada em Tóquio, no Japão, na vitória de 2 a 1 sobre o Hamburgo, da Alemanha, atual campeão europeu.

Naquele dia, o atacante Renato Portaluppi fez a diferença. Com dois gols, um no tempo normal e outro na prorrogação, ele foi o principal responsável pelo título, recebendo da empresa patrocinadora da competição um carro zero quilômetros.

No apito final do árbitro no estádio Nacional de Tóquio, a festa tomou conta das ruas de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do Brasil. Aonde quer que houvesse um torcedor acordado naquela madrugada de sábado para domingo, certamente estaria desfilando o orgulho e a paixão de ser gremista.

O Grêmio Comandados pelo jovem Valdir Espinosa entrou no gramado nacional de Tóquio naquele dia com Mazarópi, Paulo Roberto, Baidek, De León e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo e Paulo César Caju; Renato, Tarciso e Mário Sérgio. Depois, entraram Caio no lugar de Caju e Bonamigo na vaga de Osvaldo. Os alemães, comandados pelo prepotente técnico Ernst Happel, teve Stein, Wehmeyer, Jakobs, Hieronymus e Schröder (autor do gol único do HSV); Groh, Rolff e Hartwig; Magath, Hansen e Wüttke.

Grêmio Campeão Mundial!

Nada Pode Ser maior!

Era um clube do Rio Grande do Sul desbravando o planeta pela primeira vez. Colocando Porto Alegre no mapa do futebol mundial.

Parabéns, torcedor gremista!

Uma data para recordar e celebrar.    

 

Foto: Masahide Tomikoshi