Em 1962, a Federação Rio Grandense de Futebol em parceria com o governo do Estado do Rio Grande do Sul e as Federações de Futebol do Paraná e Santa Catarina organizaram o 1º Campeonato Sul-Brasileiro de futebol, também chamado de Taça da Legalidade, uma homenagem ao movimento honônimo que visava empossar o Vice-Presidente João Goulart no lugar do Presidente Jânio Quadros que renunciara.
A campanha tricolor neste primeiro campeonato, que reuniu as forças máximas do sul do país, foi brilhante. Em dez jogos foram obtidas sete vitórias e apenas 3 empates. O título foi decidido antecipadamente em Itajaí-SC, num empate em 0x0 com o Marcílio Dias que foi o vice-campeão.
O último jogo foi o clássico Gre-Nal no estádio dos Eucalíptos com sua lotação esgotada, pois, o arquirival estava empenhado em macular a campanha tricolor com uma vitória sobre o Campeão. De fato, aos 11min, o ponteiro direito Sapiranga abria o placar para os colorados. Contudo, o time vermelho não contava com a reação tricolor, virando o jogo através de Joãozinho aos 25 minutos da etapa final e Vieira, no minuto final, decretando o título invicto. A festa gremista culminou com a entrega da Taça da Legalidade feita pelo então governador gaúcho Leonel Brizola. Além deste troféu o Grêmio ganhou outras três taças das respectivas Federações Estaduais organizadoras do campeonato.
Local: Estádio Olímpico
Data: 03/03
Entrou Gilnei, saiu Élton.
Entrou Limumba, saiu Marino.
Agomar Martins
Presidente: Pedro da Silva Pereira
Vice-presidente: Luiz Carvalho
Presidente: João Leitão de Abreu
Vice de futebol: Cláudio Luce
Campanha e Goleadores
Seja um torcedor cadastrado e receba as novidades e promoções do Grêmio.
Seguindo o Tricolor nas redes sociais você fica sabendo tudo que acontece no clube e pode dar a tua opinião. Segue lá!
O resultado de sua pesquisa aparecerá aqui.
GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE© 2022 Todos os direitos reservados