Final
Em 1989, o Grêmio tornou-se o primeiro Campeão da Copa do Brasil, uma nova competição nacional instituída pela Confederação Brasileira de Futebol para Campeões estaduais. Pela fórmula eliminatória, em jogos de ida e volta, Ibiraçu, do Espírito Santo; Mixto, do Mato Grosso; Bahia, de Salvador, Flamengo (RJ) e, finalmente o Sport, de Recife, não resistiram à avalanche azul. O Grêmio ganhou assim o primeiro título da Copa do Brasil. Em 1994, a conquista do bicampeonato deu ao novo treinador Luiz Felipe uma situação insólita: devolvia um título que ele anteriormente havia impedido como técnico de um time catarinense. Para tanto teve de suplantar no campo de jogo ao Criciúma, o time barriga-verde que ele treinava em 1991, Corinthians (SP), Vitória (BA), Vasco da Gama (RJ) e na final o Ceará, do estado homônimo. Vencidos todos os contedores, o Grêmio ganhou o primeiro título conquistado no país depois do tetracampeonato da Seleção Brasileira.
O único Tricampeão da Copa do Brasil comemorou o título em 1997, com emoção nunca antes igualada, porque o laurel consagrou momento certo o início de um novo ciclo na vida do clube.
Duas vitórias em março, nos confrontos de abertura da competição contra o Fortaleza, do Ceará, garantiram a classificação para a segunda fase que veio na crista de uma reedição da fase final do campeonato brasileiro de 1996, contra a Portuguesa, de São Paulo, que perdeu (2x1) no Olímpico Monumental, em Porto Alegre e empatou (1x1), no Canindé, em São Paulo. Vitória gremista (2 x 0) em casa e empate (3x3) em Salvador, na Bahia, classificaram o Grêmio para as semifinais ao superar o Vitória.
Em maio as semifinais culminaram no expressivo feito que dependeu da grande capacidade de superação do time gremista. O Corinthians - 2x1 em São Paulo e 1x1 em Porto Alegre – deixou ao Grêmio o caminho aberto para uma façanha histórica: empatar em 0x0 com o Flamengo em casa e depois 2x2 em pleno Maracanã com mais de 100 mil pessoas. O time carioca nunca perdera título nacional no maior estádio do mundo, mas o Grêmio tinha força jovem de uma equipe heróica e o embalo de uma torcida que já havia mostrado que milagre existe. E isto bastou para que se tornasse TRICAMPEÃO DA COPA DO BRASIL.
Local: Estádio Maracanã
Data: 22/05/1997
ÁRBITRO: Wilson S. Fernandes
João Antônio e Carlos Miguel (Grêmio)
Lúcio e Romário (Flamengo)
Entrou Luciano, saiu Rivarola.
Entrou Djair, saiu Paulo Nunes.
Entrou M. Paulo, saiu Rodrigo Gral
Entrou Iranildo, saiu Nélio.
Entrou Lúcio, saiu Sávio.
Presidente: Flávio Obino
Vice-presidente: Oly Fachin
Presidente: Luiz Carlos P. Silveira Martins
Vice de futebol: Alceu César Pacheco
Diretor: Márcio Bolzoni
Supervisor: Antônio Carlos Verardi
Preparador Físico: Francisco Gonzales
Médico: Dr. Alarico Endres
Campanha e goleadores
*O total de gols foi 19, houve um gol contra a favor do Grêmio.
**Artilheiro do campeonato.
Seja um torcedor cadastrado e receba as novidades e promoções do Grêmio.
Seguindo o Tricolor nas redes sociais você fica sabendo tudo que acontece no clube e pode dar a tua opinião. Segue lá!
O resultado de sua pesquisa aparecerá aqui.
GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE© 2022 Todos os direitos reservados