Pré-Temporada

Mosqueteiras finalizam primeira semana de treinos de 2026

Elenco feminino do Grêmio já trabalha forte visando os desafios do ano

10 JAN 2026 13:40 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na manhã deste sábado, 10, as Mosqueteiras finalizaram a primeira semana de treinos da Pré-temporada 2026. Desde segunda-feira, 5, quando se reapresentou, o elenco feminino do Grêmio vem trabalhando forte com foco nos desafios desse ano. As atividades são realizadas no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas.

Nesses primeiros dias, o comandante das Mosqueteiras, Cyro Leães, e sua comissão já começaram a abordar comportamentos técnicos e táticos com a equipe. O grupo, que manteve boa parte das jogadoras que fizeram parte da campanha passada, conta também com o reforço da meia-atacante Leidiane e da lateral-esquerda Camila Santos, contratações anunciadas pelo Clube recentemente.

“Nessa retomada dos trabalhos, recebemos com muita alegria um grupo de atletas que está se demonstrando muito comprometido com a ideia de fazer o Grêmio Feminino mais forte e mais representativo. Isso a gente já verifica nos trabalhos de campo, com muita intensidade, densidade e competitividade, que acreditamos que deva ser o carro-chefe da nossa equipe", declarou o treinador Leães, em entrevista à GrêmioTV.

“Queremos que as nossas atitudes estejam ligadas à identidade do Tricolor, que é um Clube que guerreia, que não se entrega, que compete a todos os momentos. Tentamos, em cada um dos dias aqui, manter essa chama acesa para que de fato tenhamos um grupo, além de comprometido com o jogo em si, também muito dedicado ao Clube", completou ele.

Além das atividades em campo, o elenco realizou exames médicos e testes físicos no Hospital Moinhos de Vento, parceiro do Grêmio no atendimento de saúde às atletas. “Primeiramente a gente faz todos os exames para avaliação da parte cardiovascular, com eletrocardiograma de repouso, ecocardiografia e a avaliação de ergoespirometria. São exames fundamentais para todo mundo que pratica exercício físico, principalmente para atletas profissionais”, explicou o médico do Futebol Feminino Tricolor, Rodrigo Hoffmeister Silva.

Segundo ele, os exames indicam se as jogadoras possuem ou adquiriram algum problema relativo ao ritmo, estrutura e anatomia do músculo cardíaco. “Além dessa questão relacionada à saúde, podemos avaliar o nível de condicionamento que elas estão no momento, nesse retorno aos trabalhos", concluiu.

Hoje pela manhã, no último dia de trabalhos da semana, as atividades iniciaram com exercícios de força na academia. Em campo, o grupo participou de propostas técnicas específicas e após foi realizada dinâmica de ataque ao espaço, com dois exercícios de foco ofensivo. Para a próxima semana, a comissão prepara uma programação de treinos em dois turnos, no intuito de intensificar a preparação para a temporada.

Neste ano, as Mosqueteiras têm pela frente o Campeonato Brasileiro, cujo início está previsto para 15 de fevereiro, enquanto a Copa do Brasil inicia no dia 22 de abril. Além disso, a equipe disputará o Campeonato Gaúcho e, possivelmente, a Brasil Ladies Cup.

Fotos: Caroline Motta / Grêmio FBPA

Treino Grêmio Feminino - 10/01/2026