MODERNIZAÇÃO

Grêmio inicia processo de troca do gramado da Arena

Escolhida para a Copa do Mundo de 2026, nova estrutura já está sendo implantada na casa gremista

10 DEZ 2025 19:03 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense dá mais um passo no processo de modernização da sua estrutura. Nesta quarta-feira, 10, foi iniciada a troca do gramado da Arena para um campo considerado dos mais avançados do mundo, inédito em estádios do Brasil. A instalação deve estar completa na próxima semana, quando iniciam-se os procedimentos de enraizamento e preparação do local para uso.

Conforme a engenheira agrônoma Maristela Kuhn, responsável pelo processo e uma das maiores especialistas em gramados esportivos do mundo, a primeira etapa é a retirada do gramado antigo, que foi instalado de forma emergencial após a enchente de 2024.

“Era uma grama adequada, mas agora surgiu uma possibilidade melhor, que vem dos Estados Unidos, e vai ser usada inclusive na Copa do Mundo", explicou ela, referindo-se à variedade Tahoma, da espécie Bermuda, considerada uma das mais modernas, resistentes e tecnicamente completas do mercado global.

Para os procedimentos, um maquinário de última geração está sendo utilizado e visa preservar totalmente o nivelamento do campo. No fim de semana, os tapetes com a grama nova devem começar a ser colocados sobre um conjunto tecnológico que inclui drenagem a vácuo, ventilação subterrânea, fibras sintéticas costuradas sob o gramado e um sistema de iluminação artificial suplementar, responsável por simular a incidência solar em áreas mais sombreadas, um dos grandes desafios da Arena.

Os tapetes de Tahoma são cultivados em Santo Antônio da Patrulha (RS) e a variedade chegou ao Brasil há cerca de meio ano.

Segundo Maristela, são mais de dez pessoas envolvidas nesse processo de troca e mais de R$ 2 milhões investidos em maquinário, entre tratores e equipamentos necessários para a conclusão do serviço.

“Depois da retirada da grama antiga, o solo é descompactado, nivelado e então plantado novamente. A expectativa, a depender das condições do tempo, é que na semana que vem esteja tudo pronto", detalhou ela. O objetivo é que o campo esteja em plenas condições para o primeiro jogo de 2026.

“A Tahoma é uma grama extremamente rápida para recuperação dos danos provocados pelas chuteiras dos jogadores, além de ser mais resistente ao frio e à sombra. Está sendo uma sensação nos outros países. Coordenei todo projeto da Copa América no ano passado pela Conmebol e conheci essa grama lá. Fiquei muito impressionada", declarou a engenheira.

A variedade foi selecionada para seis estádios da Copa do Mundo de 2026, nos EUA, um atestado de sua confiabilidade em ambientes de alta exigência esportiva. Após a conclusão da instalação, o Clube também terá à disposição nove mil metros de gramado reserva para quando uma área sofrer danos irreparáveis e tiver de ser substituída.

Com esse investimento, o Grêmio se posiciona na vanguarda do futebol brasileiro, atendendo às demandas da boa prática do futebol e transformando sua casa em um ambiente de excelência competitiva.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

 

Troca gramado Arena - 10/12/2025