BASE FEMININA

Mosqueteiras conquistam classificação histórica na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Grêmio venceu a UDA por 2 a 0 e garantiu vaga nas quartas de final

09 DEZ 2025 21:35 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Esta terça-feira, 9, foi de feito histórico das Mosqueteiras Sub-20: pela primeira vez, o time garantiu vaga nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior Feminina. Com vitória por 2 a 0 sobre a União Desportiva Alagoana (UDA), no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), em São Paulo-SP, o Grêmio classificou para a próxima fase como líder do Grupo D, de forma invicta. Gisele, goleadora do time na competição, e Jamille marcaram os gols do triunfo nesta terceira rodada.

Vindas de empate com o Palmeiras e vitória sobre o Botafogo nas rodadas anteriores, as Mosqueteiras precisavam superar a UDA por um resultado positivo simples para conquistar seu objetivo. Para o jogo, o técnico Marcelo Sacknies montou uma equipe mista, com a goleira Nathy, a lateral Luana Napoli, a meio-campista Rayssa e a atacante Isabeli como novidades. Gisele assumiu a braçadeira de capitã.

Logo nos primeiros minutos de partida, o Tricolor já mostrou disposição. Aos 6, Ana Lays lançou a bola para Gisele, que partiu no meio da defesa, ficou frente a frente com a goleira adversária e chutou colocado, com tranquilidade e categoria, para abrir o placar. Grêmio 1 a 0!

E a pressão gremista continuou. Aos 9, Luana Napoli cruzou pela esquerda e encontrou Gisele, de novo, que tentou tirar a goleira da jogada, mas a bola saiu pela linha de fundo. No minuto seguinte, outra investida: dessa vez, Adri Aldana lançou para Ana Lays, na frente, que ajeitou o corpo e mandou um chute forte, mas a bola explodiu no travessão da meta adversária.

Mais um minuto, mais um lance de perigo das Mosqueteiras. Maria chegou pela direita e chutou cruzado, com força, mas a bola subiu demais e acabou saindo. Aos 13, ela apareceu de novo, sofrendo falta perigosa na entrada da grande área. Na cobrança, Adri Aldana mandou chute de qualidade, a bola desviou na barreira e depois bateu no travessão, retornando em cima da linha e dando um susto na goleira adversária, que já estava vencida no lance.

Aos 23, novamente a dobradinha Adri Aldana e Maria. A primeira passou para a segunda, que, mais uma vez pela direita, entrou na área em velocidade e chutou a gol. A bola passou muito perto, mas estufou a rede pelo lado de fora.

Aos 29, Gisele dominou pela esquerda e passou para Isabeli, que mandou colocado da entrada da grande área. A bola passou próxima ao ângulo da goleira adversária, mas acabou saindo pela linha de fundo.

Aos 34, no último lance de perigo da primeira etapa, Gisele arriscou o chute a longa distância, uma bomba. A goleira se esticou toda para tentar alcançar a bola, mas ela passou tirando tinta da trave direita.

Para o segundo tempo, as Mosqueteiras voltaram com duas alterações: a atacante Julia Martins e a meio-campista Jamille entraram nos lugares da atacante Isabeli e da meio-campista Adri Aldana. Cinco minutos depois, aconteceu a primeira chegada do Grêmio, com Ana Lays, que apareceu pela esquerda e encheu o pé, mas a bola explodiu em cima da goleira adversária.

No decorrer da etapa, a chuva, que já castigava o campo do CERET durante todo o dia, intensificou muito e o jogo ficou ainda mais difícil. Aos 15, o técnico Marcelo fez nova troca, colocando a zagueira Carol Quaresma no lugar da lateral-esquerda Ana Vidal.

E dois minutos depois, uma bela contrução da zagueira Allyne, que partiu lá de trás e passou por todo mundo, tocando para Gisele na direita. A atacante limpou a jogada e mandou cruzado para Ana Lays arrematar na área, mas o chute saiu mascado e acabou ficando com a goleira.

Aos 20, o esforço gremista foi premiado. Gisele recebeu pela direita e chutou rasteiro para a área. A bola acabou voltando nela, que cruzou novamente para o meio e encontrou Jamille, que completou para o gol. Grêmio 2 a 0!

O Tricolor seguia trabalhando a bola, administrando a vitória, mas também buscando o ataque. Aos 30, Gisele deixou o campo para a entrada da volante Gio Ferrari.

Dois minutos depois, em grande jogada pelo meio, Maria recebeu e deixou para Ana Lays, que dominou, girou sobre a marcação e chutou firme, no ângulo, mas a bola subiu um pouco demais e acabou saindo.

Por fim, já nos acréscimos, aos 46, uma última tentativa do Tricolor. Maria carregou pela esquerda até a linha de fundo, vencendo a marcação e passando para Julia Martins, que chutou. A bola passou da goleira, mas a zaga salvou em cima da linha. Na sequência, a camisa 10 ainda tentou novamente, mas a arqueira segurou.

E assim terminou a partida, com conquista inédito das Mosqueteiras Sub-20, que encerram a fase de grupos com sete pontos em três jogos. Agora, a equipe aguarda o fim da rodada para definição do adversário nas quartas de final, que será disputada em partida única, na sexta-feira, 12, ou no sábado, 13. Local e horário do duelo também devem ser divulgados pela organização do campeonato nos próximos dias.

Fotos: Jhony Inácio/Ag Paulistão

Copinha Feminina 2025 - Grêmio x UDA - 09/12/2025