Futebol

Grêmio encerra 35ª rodada do Brasileirão

Tricolor foi superado pelo Botafogo no Estádio Nilton Santos

22 NOV 2025 21:52 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na noite deste sábado, o Grêmio foi superado pelo Botafogo por 3 a 2 em partida realizada no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols gremistas foram marcados por André Henrique e Carlos Vinícius, no segundo tempo.

A partida começou bastante equilibrada e isso se refletiu nas poucas chegadas ao ataque de ambas as equipes. No primeiro minuto, Kadir recebeu na área e chutou por cima do gol, sem perigo algum à meta defendida por Tiago Volpi. O Grêmio buscou a jogada pela direita, com Alysson avançando pela ponta e cruzando para André Henrique, mas Léo Linck se antecipou e ficou com a bola.

O Botafogo passou a ter mais volume ofensivo enquanto o Tricolor se defendia e buscava os contra-ataques. Aos 14 minutos, Savarino acertou o travessão. No rebote, Artur tentou, Volpi espalmou e a bola desviou no zagueiro gremista e ficou para Cuiabano marcar. Já aos 18, Artur recebeu pela esquerda, avançou até a entrada da área, chutou no canto e ampliou.

Aos 24 minutos, Marlon tabelou com Lucas Esteves na ponta esquerda e cruzou para Edenílson, mas o zagueiro conseguiu desviar e tirar a bola do camisa 8 gremista.

O Tricolor encontrou dificuldades no primeiro tempo de jogo, até que aos 37 minutos, André Henrique recebeu na área, dominou e chutou, mas a bola subiu demais e passou por sobre o gol de Léo Linck.

Para o segundo tempo, o técnico Mano Menezes promoveu duas mudanças em relação aos 11 iniciais. O meio-campista Cristaldo e o atacante Pavón entraram nos lugares de Alysson e Lucas Esteves.

As mudanças no time surtiram efeito imediato e logo na primeira oportunidade de gol na segunda etapa, aos três minutos, o Grêmio descontou. Cristaldo recebeu na faixa central e encontrou Pavón aberto pela direita. Ele cruzou com precisão para André Henrique, na pequena área, cabecear e marcar o gol: 2 a 1.

Aos 12 minutos, Cuéllar recebeu de Marlon à frente da área e arriscou de longe, de perna esquerda, obrigando o goleiro da equipe carioca a fazer difícil defesa.

Aos 16 minutos, em ataque do Botafogo, Artur passou a bola para Savarino, que jogou o corpo em Marcos Rocha e os dois atletas caíram no chão. No campo, o árbitro Felipe Fernandes de Lima apitou o pênalti. O juiz foi ao VAR para checagem do lance e, após a revisão, anulou a marcação.

Antes do recomeço do jogo, Mano Menezes oportunizou a entrada de Aravena no lugar de Edenílson.

Aos 21 minutos, Artur cruzou e Arthur Cabral cabeceou por cima do gol. Tiago Volpi conferiu para não ser surpreendido e acompanhou a saída da bola para linha de fundo.

Na subida de Arthur Cabral, ele caiu em cima de Noriega, que sentiu no lance e precisou ser substituído. Em seu lugar, o zagueiro Viery entrou. No mesmo momento de parada, Mano Menezes trocou os centroavantes: saiu André Henrique para a entrada de Carlos Vinícius.

Com a partida entrando nos últimos 15 minutos, o jogo passou a estar mais elétrico, com os dois times buscando o ataque. Aos 30 minutos, no cruzamento rasteiro da equipe carioca, Viery deu toque preciso para tirar a bola, que ainda tocou no atacante adversário e saiu em tiro de meta.

Já aos 36 minutos, Tiago Volpi foi fundamental para impedir o terceiro gol do Botafogo, que fez grande defesa em chute de Cuiabano. Porém, na cobrança de escanteio, Marçal cabeceou cruzado e marcou o gol.

Mesmo com o placar desfavorável, o Grêmio não desistia e seguia buscando o gol. Aos 41, Carlos Vinícius tentou da entrada da área e Léo Linck fez a defesa. Já aos 44, Pavón cruzou rasteiro, a bola atravessou a área e Carlos Vinícius conferiu para descontar: 3 a 2.

Nos acréscimos de jogo, o Tricolor acumulou algumas oportunidades, passando perto do gol de empate. Aos 50 minutos, novamente na entrada da área, Carlos Vinícius ficou com a bola no último lance do jogo. Com muitos defensores à frente da meta, o centroavante buscou o canto, mas a bola passou perto, porém, direto pela linha de fundo e a partida foi encerrada.

Após a partida, o plantel gremista retorna para o hotel e, no começo da madrugada volta para Porto Alegre. Os atletas se reapresentam no CT Presidente Luiz Carvalho às 11h de domingo para treinamento visando a sequência do campeonato.

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Campeonato Brasileiro 2025 - Botafogo x Grêmio - 22/11/2025