Tapete!

Grêmio terá o primeiro estádio da Série A com grama da variedade Tahoma

Grama mais resistente, ampliação da iluminação suplementar, sistema de drenagem a vácuo e gramado reserva colocam o projeto entre os mais modernos do país

14 NOV 2025 19:10 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio será pioneiro no Brasil na utilização da grama Tahoma, uma variedade da espécie Bermuda, e uma das mais modernas e resistentes do mundo. Depois do plantio que será realizado em dezembro, a expectativa é que o gramado apresente alta densidade, estabilidade e coloração uniforme, proporcionando ótimas condições de jogo.

A Tahoma chegou ao Brasil há poucos meses mas é reconhecida mundialmente pela sua resistência ao frio, à sombra e ao desgaste causado por partidas intensas, garantindo desempenho superior ao longo de todo o ano. O mesmo tipo de grama foi escolhido para seis dos sete estádios da Copa do Mundo de 2026, reforçando a confiabilidade dessa variedade no mais alto nível do futebol mundial.

Eduardo Magrisso,  vice-presidente do Grêmio e responsável pela transição com a Arena, destaca que “a substituição do gramado representa um avanço importante para o Grêmio. Com a nova espécie, mais moderna e resistente, o campo deverá oferecer melhores condições de jogo ao longo de toda a temporada, reduzindo impactos climáticos e garantindo maior regularidade de desempenho. É um investimento que tem impacto diretamente no futebol”, ressalta.

A variedade Tahoma é resultado dos mais recentes avanços genéticos realizados no mundo para gramados esportivos de alto desempenho. Segundo a engenheira agrônoma Maristela Kuhn “após avaliação técnica, optamos por sua adoção por ser uma variedade mais adequada às condições climáticas da nossa região. A escolha permitirá maior estabilidade ao longo das estações”.

O campo da Arena do Grêmio tem cerca de 9 mil metros quadrados. A nova grama será implantada sobre um conjunto de alta tecnologia, que combina drenagem a vácuo, ventilação subterrânea e fibras sintéticas, costuradas abaixo do gramado. O projeto é complementado por um sistema de iluminação suplementar, que simula a incidência solar e assegura crescimento uniforme mesmo em áreas mais sombreadas do estádio.

Para Luciano Moreira Coelho, Gerente de Engenharia e Manutenção, “com os investimentos estruturais em andamento, incluindo a nova grama, o reforço do sistema de iluminação e a drenagem a vácuo, o Clube projeta um avanço significativo na qualidade do campo, alcançando um gramado de padrão mundial ao longo da próxima temporada”.

Além disso, o Grêmio vai contar com um gramado reserva, para substituição de partes do campo de acordo com a necessidade. Com esse conjunto de soluções, o Grêmio terá um campo de padrão mundial, referência no futebol brasileiro.

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA

Visita na Arena do Grêmio sobre gramado - 14/11/2025