FUTEBOL ANTIRRACISTA

Grêmio e Unisinos promovem a primeira edição do Troféu Flecha Negra  

Jogo amistoso no CT do Cristal celebra a igualdade racial e reforça o compromisso do Clube com a diversidade e o combate ao preconceito

11 NOV 2025 11:55 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio e a Unisinos realizarão no próximo domingo (16), a primeira edição do Troféu Flecha Negra, em homenagem ao ídolo Tarciso Flecha Negra, um dos maiores jogadores da história tricolor. A partida amistosa será disputada às 9h30, na sede da Escola do Grêmio, no CT do Cristal, em Porto Alegre, com entrada gratuita para o público. 

O jogo antirracista reunirá um combinado do Grêmio e da Liga Canela Preta diante do time formado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Unisinos e pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Serão dois tempos de 25 minutos, com arbitragem do ex-árbitro Márcio Chagas, em um encontro simbólico que une esporte, história e conscientização. 

A Loja GrêmioMania e Quadro Social do Clube terão ativações no evento. O mascote Flecha Negra também marcará presença, animando os torcedores durante o evento. Após a partida, acontecerá um almoço de confraternização por adesão no valor de R$25,00. O prazo para adesão é até dia 13/11 às 16h. O pagamento poderá ser realizado via PIX, informando na descrição o nome do participante (Chave: 02203876050 - Banrisul | Responsável: Graziela Traçante Rodrigues). Durante o almoço o público poderá curtir a apresentação da banda Azul, Preto e Samba.

O evento marca o início de novas ações que serão desenvolvidas a partir do termo de cooperação firmado entre o Grêmio e a Unisinos. Mais do que uma celebração esportiva, o Troféu Flecha Negra integra o projeto Clube de Todos, iniciativa do Grêmio voltada à promoção da igualdade, valorização da diversidade e combate a qualquer forma de discriminação. A ação também reforça a importância do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, reafirmando o compromisso do Clube em ser um espaço inclusivo, plural e sem preconceitos.

 

Serviço
1º Troféu Flecha Negra
Quando: Domingo, 16/11
Horário: 9h30
Almoço por adesão: R$25,00 (pagamento via PIX: 02203876050 até 13/11)
Onde: Escola do Grêmio (CT Cristal)