Futebol

Mosqueteiras empatam no primeiro jogo das semifinais do Gauchão Feminino

Grêmio ficou no 0 a 0 contra o Brasil-Far

26 OUT 2025 18:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na tarde nublada deste domingo, as Mosqueteiras empataram em 0 a 0 com o Brasil-Far no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha, pelo jogo de ida das semifinais do Gauchão Feminino.

As Mosqueteiras ignoraram o fato de jogar fora de casa e desde o primeiro instante de jogo, buscaram impor o ritmo da partida. Contrastando com isso, o Brasil-Far buscava frear o ritmo gremista com uma marcação forte.

A primeira oportunidade foi aos oito minutos. Maria foi à linha de fundo e cruzou no segundo poste para Giovaninha cabecear por cima do gol. Dois minutos depois, outra jogada parecida. Maria Dias cruzou e Bia Santos tentou encobrir a arqueira no cabeceio, mas Menezes ficou com ela.

Aos 14 minutos, a equipe de Farroupilha assustou a defesa gremista. Tayla afastou parcialmente, a adversária ficou com a bola e Gabizinha cabeceou à esquerda da meta de Raíssa, que acompanhou.

Aos 18, mais uma tentativa das Mosqueteiras. Giovaninha arriscou de longe, a bola ia entrar no canto direito se não fosse a defesa da goleira.

O Grêmio seguiu tentando atacar no decorrer dos minutos, mas encontrou uma defesa com linhas baixas e compactas. O que dificultou lances de maior perigo.

As Mosqueteiras voltaram a assustar na bola parada. Aos 35 minutos, Camila Pini alçou para a área e Dani Barão desviou de cabeça à direta do gol. Aos 37, Katiele cobrou falta na entrada da área e obrigou a goleira Menezes a fazer difícil defesa. Aos 43, Pini tentou novamente. Desta vez, a camisa 7 bateu falta pela ponta direita e direto para o gol. A bola rasante triscou na trave e, no último momento antes de passar a linha, a defesa tirou o que seria o primeiro gol do Grêmio.

Para o segundo tempo, o técnico Cyro Leães promoveu a primeira mudança no time. Kim Campos entrou no lugar de Maria Dias.

Logo no recomeço de jogo, o Tricolor já buscou o primeiro ataque. Bia Santos tentou encontrar a centroavante Kim Campos na área, mas a defesa tirou parcialmente. Na sobra, Amanda Brunner emendou de primeira por cima do gol.

Aos cinco minutos, Giovaninha recebeu próxima à linha de fundo e cruzou rasteiro, mas a bola passou por todo mundo.

Aos oito minutos, após fazer falta no campo de ataque e receber o segundo amarelo, Amanda Brunner deixou o jogo. Com isso, as Mosqueteiras ficaram com uma jogadora a menos.

Aos 14, mais uma oportunidade na bola aérea. Camila Pini cobrou por sobre a meta. Já aos 16, depois da cobrança de escanteio, Giovaninha arriscou de primeira e mandou à direita do gol.

Aos 21 minutos, outra expulsão gremista. Desta vez, Camila Pini deixou o gramado de jogo.

Imediatamente, o técnico Cyro Leães mexeu mais uma vez no time, substituindo Valéria Paula para a entrada de Shashá.

No segundo momento para substituição, Kim Campos saiu para a entrada de Karol Arcanjo.

Com dois a mais, a equipe do Brasil-Far chegava ao campo de ataque, mas não transformava em lances de perigo e era o Grêmio que estava mais perto do gol.

Na reta final de jogo, Cyro mexeu pela terceira e última vez. Luana Spindler entrou no lugar de Giovaninha.

Mesmo tendo mais algumas oportunidades, as Mosqueteiras acabaram não conseguindo fazer o gol para largar em vantagem nesse primeiro jogo das semifinais do Gauchão Feminino.

Com o empate prevalecendo, uma vitória simples no jogo de volta garante a classificação gremista à final. A partida está marcada para o domingo, 2 de novembro, às 15h, no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA

Campeonato Gaúcho Feminino 2025 - Brasil-FAR x Grêmio - 26/10/2025