Decisão!

Grêmio aplica goleada no Atlético-MG na ida das finais pelo Brasileiro Sub-17

Tricolor leva a vantagem por 4 a 1 para Belo Horizonte

13 OUT 2025 22:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Tricolor começou em grande estilo a decisão do Campeonato Brasileiro Sub-17. Na noite desta segunda-feira, atuando com o apoio de mais de sete mil torcedores na Arena pelo duelo de ida, o Grêmio goleou o Atlético-MG pelo placar de 4 a 1. Os gols gremistas foram anotados por Lucca (2), Roger e João Borne. Mosquito descontou para os visitantes.

O Grêmio chegou para a decisão após eliminar o RB Bragantino nas quartas de final e o Palmeiras na semi, ambas as fases em confrontos únicos. Para o primeiro jogo da decisão, o técnico Ruimar Kunzel não pode contar com o goleiro Gabriel Menegon e o centroavante Harlley, por lesão.

A primeira oportunidade foi do time visitante, aos três minutos, após cobrança de lateral pelo lado direito. A bola foi escorada e o chute do atacante passou perto da trave direita de Vitão, para fora. A resposta veio cedo e de forma efetiva, aos seis minutos. Após bola alçada na área em cobrança de falta lateral, a zaga afastou para a intermediária. Vitor Ramon dominou e cruzou da direita na marca do pênalti. A bola foi viajada e o goleiro abandonou a meta, mas Lucca subiu mais alto e conseguiu o desvio certeiro para desviar para o gol aberto, abrindo o marcador. 1 a 0!

O Grêmio chegou novamente ao ataque aos 15 minutos. Após roubada de bola na defesa, João Borne foi acionado e disparou em velocidade do meio de campo. Logo ganhou da marcação, trouxe para o meio e arriscou o arremate da meia-lua da grande área, mas a bola passou à direita do gol mineiro. Dois minutos depois, foi a vez do Atlético-MG chegar. Em trama pelo miolo defensivo resultou em conclusão da entrada da área. Com desvio, a bola passou perto da trave esquerda de Vitão.

A equipe seguiu procurando valorizar a posse de bola para criar novas oportunidades, encontrando a equipe adversária mais fechada na defesa e tentando engatar algum contra-ataque. Em mais de uma jogada o Tricolor construiu bem a evolução ofensiva, mas pecou no último passe.

Perto dos 30 minutos, a bola foi lançada no comando de ataque e João Borne disparou em velocidade para dar um toque leve na bola e ser atropelado pelo último defensor do Galo. A arbitragem mandou seguir o jogo e o time adversário teve uma chegada ao ataque, finalizada por simulação na área gremista e cartão amarelo. O árbitro de vídeo chamou o árbitro de campo para revisar a jogada anterior, em cima de João Borne. Após a revisão, foi marcada a falta e o zagueiro foi expulso, deixando o Grêmio com um a mais em campo. Na cobrança, aos 32 minutos, Roger bateu com rara felicidade e muita precisão, mandando de canhota no ângulo, indefensável! 2 a 0!

Sem deixar os adversários assimilarem os golpes, o Grêmio foi ao ataque novamente, aos 38 minutos. Gabriel Mec disparou desde o meio-campo e soltou o passe no centro para João Borne. Ele adiantou em velocidade, enquadrou o corpo e disparou o forte chute, rasante, de direita. A bola foi em diagonal para estufar a rede lateral, no canto esquerdo. 3 a 0!

Em rápido contra-ataque puxado desde a defesa após escanteio do Atlético-MG, Gabriel Mec ficou no mano com o último defensor. Logo deu um drible da vaca e carregou até invadir a área. Na dividida, acabou caindo e a arbitragem marcou o pênalti. Novamente o árbitro de vídeo solicitou a conferência do lance e o árbitro de campo revisou a jogada e acertadamente anulou a marcação, pois a dividida foi limpa, na bola.

Nos acréscimos, aos 49 minutos, o Galo teve a chance em cobrança de falta frontal. A batida foi perigosa e passou tirando tinta do ângulo esquerdo de Vitão.

O Tricolor voltou com a mesma formação para a etapa final. Logo na primeira investida, com um minuto, Tiago disparou em velocidade pelo lado direito da intermediária para apostar corrida com o marcador e arriscar o chute rasante, mas o arqueiro conseguiu a defesa sem dar rebote.

Porém, na segunda chegada, mais um gol anotado, mostrando a eficiência do ataque Tricolor. Aos três minutos, Roger deu o passe no fundo, dentro da área, pelo lado direito. Tiago chegou em velocidade para dar o corte seco na marcação, girar o corpo e dar o passe na pequena área. Gabriel Mec desviou e a bola chegou para o centroavante Lucca, livre, estufar as redes do Galo. 4 a 0!

A primeira chegada do time adversário foi aos seis minutos. Mosquito conseguiu abrir da marcação pela direita para arriscar a conclusão de perna esquerda, vencendo o goleiro Vitão e descontando o placar. Dois minutos depois, em nova oportunidade, o chute cruzado do bico da grande área pela esquerda foi forte e Vitão se jogou para espalmar a bola e salvar o que seria o segundo gol.

O técnico Ruimar Kunzel promoveu a primeira troca na equipe. Danillo deixou o campo para a entrada de Jhon.

Em grande jogada coletiva aos 16 minutos, Tiago parou em frente ao marcador, próximo ao bico da grande área pela direita. Esperou a ultrapassagem e deu o passe no fundo da área para Vitor Ramon. O ala tomou a frente do marcador e arriscou o forte chute de direita. A bola caprichosamente explodiu na trave esquerda e passou por trás do goleiro atleticano, sem entrar. Grande chance!

Em mais uma oportunidade criada depois de jogada coletiva, de pé em pé, Vitor Ramon recebeu o passe no fundo e fez o cruzamento aos 19 minutos. No primeiro pau, Lucca chegou antes do defensor para desviar de cabeça e a bola passou perto da trave esquerda, para fora.

Na segunda parada para substituições, Iago Valeije e Rafael Gomes entraram na partida, nas vagas de Lucas Rian e Lucca, respectivamente.

Em cobrança de falta frontal de Tiago, aos 29 minutos, ele bateu firme por baixo da barreira. O goleiro atleticano se esticou no canto esquerdo para desviar para o lado. Jhon chegou para o rebote e o arqueiro conseguiu abafar a conclusão para salvar.

Na última parada pra trocas, Luis Eduardo, Roger e João Borne deixaram a partida. Bernardo Ferreira, Benjamin e Adrielson foram para o jogo.

As mexidas deram novo fôlego para o Grêmio buscar fazer mais gols na partida. Aos 42 minutos, o Tricolor teve nova investida em troca de passes do lado direito, até a conclusão de Benjamin. o Arremate desviou na cabeça do defensor e saiu da direção do gol.

O Grêmio leva importante vantagem de três gols para buscar o título inédito em Belo Horizonte. O jogo decisivo está marcado para sábado, 18, às 11h, na Arena MRV.

Escalação: Vitão; Vitor Ramon, David Brendo, Luis Eduardo (Bernardo Ferreira) e Lucas Rian (Iago Valeije); Danillo (Jhon) e Tiago; Roger (Benjamin), João Borne (Adrielson) e Gabriel Mec; Lucca (Alexsander).

Técnico: Ruimar Kunzel.

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA

 

Brasileirão Sub-17 - Grêmio x Atlético-MG - 13/10/2025