Nos pênaltis

Grêmio bate o Palmeiras em São Paulo e está na final do Brasileirão Sub-17

Tricolor enfrentará o Atlético Mineiro na decisão

08 OUT 2025 00:19 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A equipe Sub-17 do Grêmio está na final do Campeonato Brasileiro da categoria pela terceira vez na história. Na noite desta terça-feira, a equipe comandada pelo técnico Ruimar Kunzel não tomou conhecimento do favoritismo do Palmeiras, melhor colocado na fase classificatória, e garantiu a vaga nas cobranças de penalidades máximas, vencendo por 4 a 3 após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.

O jogo foi disputado na Arena Barueri, na região metropolitana de São Paulo. O gol gremista foi marcado pelo atacante Lucca. Wesley anotou para os paulistas. Com o resultado, o Tricolor enfrentará o Atlético Mineiro na decisão. A equipe de Belo Horizonte eliminou o Athletico Paranaense, na noite de hoje, em Curitiba, vencendo por 3 a 2.

O Grêmio começou o jogo muito bem postado. O técnico Ruimar Kunzel adiantou as linhas, marcando forte o time adversário em sua saída de bola. Por outro lado, o Palmeiras tratou de buscar alternativas, e os primeiros 45 minutos foram eletrizantes.

A primeira oportunidade foi do Tricolor aos 13 minutos: Roger recebeu de Lucca, pela direita, ajeitou e bateu colocado. O goleiro Luiz Fernando fez a defesa no meio do gol.

O Palmeiras respondeu no lance seguinte, com Vinicius chutando por sobre o travessão de Gabriel Menegon.

Aos 23, Lucca foi lançado pela direita, dividiu com o zagueiro paulista, driblou o goleiro e foi derrubado dentro da área. O árbitro marcou a falta do atacante gremista sobre o defensor.

Na jogada seguinte, o Palmeiras perdeu duas oportunidades, acertando o travessão tricolor na sequência. Primeiro com Wesley e depois com Juliano. Escapou o Grêmio.

Aos 26, grande oportunidade do Tricolor: Gabriel Mec pegou sobra da zaga palmeirense e fez o passe perfeito para Lucca, entrando pela esquerda. O centroavante encobriu o goleiro e acertou o travessão. No rebote, a zaga cortou.

Aos 34 minutos, a boa atuação gremista foi coroada com a abertura do placar: a jogada começou com o goleiro Gabriel Menegon, que lançou para João Borne, na intermediária. Ele dominou com qualidade, deu para Roger, que abriu na direita achando Tiago. O camisa 8 chegou ao lado da área e cruzou rasteiro para Lucca, que empurrou para o gol aberto. Grêmio 1 a 0.

Atrás no marcador, o Palmeiras tentou dar o troco logo em seguida e quase empatou em duas chegadas, aos 39 e aos 40 minutos. Na segunda delas, Gabriel Menegon salvou nos pés do atacante Juan Gabriel, fazendo grande defesa.

Apesar da pressão, o Grêmio não recuou. Aos 45, após cobrança de escanteio de Gabriel Mec, pela direita, a zaga cortou de forma parcial e Roger quase marcou no rebote. O chute cruzado passou à esquerda.

No último lance da etapa inicial, Roger tentou outra vez de fora da área, mas o goleiro Luiz Fernando fez a defesa no canto esquerdo.

Os donos da casa voltaram para a etapa final com uma alteração no comando de ataque e uma postura mais ofensiva para reverter a desvantagem.

A proposta surtiu efeito logo aos 7 minutos, e Wesley empatou o jogo chutando de fora da área, com rara felicidade, acertando o canto direito de Menegon.

O Grêmio mostrou maturidade e, mesmo sofrendo o gol, continuou sem recuar. Aos 15, Lucca tabelou com Lucas Rian, pela esquerda, invadiu a área, mas chutou em cima do goleiro Luiz Fernando, que fez a defesa.

Cinco minutos depois, Gabriel Mec arriscou da esquerda, por sobre o travessão.

Vendo o crescimento do Tricolor em campo, o técnico palmeirense fez três alterações. Por outro lado, Ruimar Kunzel respondeu colocando Benjamin e Bernardo Ferreira nos lugares de Roger e Lucas Rian, aos 26 minutos.

Cinco minutos depois, o Grêmio colocou a bola na rede, mas o gol foi anulado: Tiago cobrou falta da direita e Luis Eduardo marcou de cabeça. O capitão gremista estava impedido.

Aos 33, João Borne recebeu de Lucca, no bico da grande área, pela esquerda, mas chutou pressionado pelo marcador. Bola pra fora.

No minuto 36, mais duas trocas no Grêmio: entraram Iago Valeije e Vagner nas vagas de João Borne e Gabriel Mec, respectivamente.

Três minutos depois, Lucca quase fez o segundo, buscando o ângulo esquerdo. A bola passou perto.

Aos 40, a terceira e última parada gremista para substituição: João Gabriel entrou no lugar de Tiago.

Nos minutos finais, o Palmeiras se lançou ao ataque e criou duas boas oportunidades.

Com o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, a decisão foi para as penalidades máximas.

Iago Valeije e Vitor Ramon marcaram os dois primeiros, mas Lucca desperdiçou o terceiro. O Palmeiras teve a oportunidade de fazer 4 a 2, mas Luis Pacheco acertou o travessão. Na sequência, Benjamin cobrou o quarto pênalti gremista e colocou o 3 a 3 no placar. Na última cobrança paulista, Tiago chutou pra fora. A decisão ficou nos pés do capitão Luis Eduardo, que deslocou o goleiro Luiz Fernando para fazer a festa gremista em Barueri.

A grande final será disputada em ida e volta, com datas-base previstas para os dias 14 e 21 de outubro, sendo o primeiro jogo com mando do Grêmio.

O Grêmio jogou com:

Gabriel Menegon; Vitor Ramon, David Brendo, Luis Eduardo e Lucas Rian (Bernardo Ferreira); Danillo, Tiago (João Gabriel), João Borne (Iago Valeije), Roger (Benjamin), Gabriel Mec (Vagner) e Lucca.

Técnico: Ruimar Kunzel

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA

Brasileirão Sub-17 - Palmeiras x Grêmio - 07/10/2025