Ponto somado

Grêmio empata com o Santos fora de casa pelo Brasileirão

Tricolor está na décima colocação da tabela

01 OUT 2025 23:40 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Em uma partida de muita marcação e intensidade, o Grêmio empatou diante do Santos na Vila Belmiro, na noite desta quarta-feira. No duelo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, Edenilson abriu o placar na segunda etapa para o Tricolor e Lautaro Díaz deixou tudo igual ao final da partida.

O Grêmio foi para o primeiro de dois jogos fora de casa sem contar com o lateral-direito Marcos Rocha, poupado por desgaste físico, além do meia-atacante Willian, por fratura sofrida no pé direito, na última rodada.

Os primeiros movimentos do duelo foram de intensa disputa pela posse de bola. O Santos não exerceu a pressão esperada no início do jogo e o Grêmio procurou reter as jogadas para ter volume e construir ofensivamente.

As primeiras oportunidades foram do time da casa. Em duas chegadas em chutes de média distância aos 13 e aos 14 minutos, Gabriel Grando fez belas defesas em chutes próximos ao ângulo direito. Primeiro em arremate da entrada da área de Rollheiser, depois em conclusão próximo ao bico da grande área de Escobar.

A resposta gremista veio aos 18 minutos. Alysson arrancou pelo corredor direito em velocidade até passar de viagem pela marcação de Escobar. Logo ingressou na área e fez o arremate. A bola bateu no defensor e tomou altura. O goleiro Brazão veio na corrida e se atrapalhou na hora de encaixar, dando rebote para frente. A bola passou por Edenilson, que chegava para conferir, e Alysson arrematou de primeira para mandar pro fundo do gol. O árbitro de vídeo chamou o árbitro de campo para revisão e o gol foi anulado por desvio no braço de Edenilson, mesmo que ele não tenha se beneficiado da jogada por toque involuntário. Assim, o gol foi anulado equivocadamente quatro minutos depois.

Aos 24 minutos, em bola alçada na área, Lautaro Díaz conseguiu o arremate, mas pegando muito embaixo da bola para mandar por cima. Depois disso, o jogo voltou a ficar equilibrado e com poucas chegadas ofensivas de ambos os lados. Barreal tentou um chute da entrada da área, aos 34 minutos, mas chutou torto, longe da meta de Gabriel Grando.

O Grêmio aproveitou passe errado aos 41 minutos e Alysson puxou o contra-ataque de três contra três. Logo abriu para a direita e Edenilson levou ao fundo para fazer o cruzamento. A alçada acabou sendo curta, facilitando o corte na primeira trave. Boa chegada que o Tricolor não conseguiu aproveitar.

Assim como a maior parte da primeira etapa, a reta final seguiu sendo de muita batalha e chegadas fortes na marcação das duas equipes, provocando muitas faltas, sem ter muita sequência nas jogadas até o apito final.

O Grêmio voltou com a mesma formação para o segundo tempo. Após boa troca de passes na intermediária ofensiva aos oito minutos, Arthur recebeu e arriscou o chute de fora, sendo bloqueado pela zaga santista. Aos 10 minutos, o time da casa chegou em jogada combinada pelo meio, mas o chute foi longe da meta de Grando.

Aos 12 minutos, o Grêmio foi eficiente no ataque. A jogada foi combinada pela extrema esquerda e Pavon puxou para a perna direita para fazer o cruzamento rápido em direção ao gol. Edenilson entrou em velocidade à frente do zagueiro para se atirar no carrinho e desviar levemente com a sola do pé. O toque foi suficiente para tirar a ação do goleiro e mandar no canto esquerdo, abrindo o placar na Vila Belmiro. 0 a 1!

Logo depois, Cristaldo e Amuzu entraram no jogo, para as saídas de Pavon e Edenilson, respectivamente. Em nova parada, Alex Santana entrou no duelo para a saída de Arthur, já pendurado com cartão amarelo. Em cobrança de falta de Cristaldo alçada na área, aos 19 minutos, Noriega desviou de cabeça, mas mandou por sobre a meta.

Dois minutos depois, quase que o time da casa consegue o empate. O chute cruzado de fora da área foi aparado por Lautaro Díaz, ficando de frente para Gabriel Grando. O arqueiro gremista cresceu para fazer grande defesa. No rebote, Tiquinho Soares tentou a primeira conclusão e selou Wagner Leonardo já no chão. Na volta, novamente o centroavante santista bateu e Grando desviou com a ponta do pé para salvar o Tricolor. Gigantesca intervenção!

O Santos chegou novamente aos 30 minutos, em arremate de Guilherme de fora da área. O forte chute no canto direito foi espalmado por Gabriel Grando, mandando para escanteio com segurança e firmeza.

Por fim, Mano Menezes efetuou as últimas trocas no Tricolor, aos 34 minutos. Aravena e Riquelme foram para o campo, nos lugares de Alysson e André Henrique. Em tentativa de cobrança de falta aos 37 minutos, Guilherme arriscou a conclusão direta em curva, mas pegou muito embaixo da bola, mandando longe do gol gremista.

Aos 43 minutos, Zé Rafael acertou potente chute cruzado e a bola caprichosamente foi no travessão, depois quicou na linha, antes de tocar o poste direito, subir, e novamente tocar no travessão, sem entrar. Noriega afastou para escanteio. Na cobrança, Zé Rafael dominou na área e deu o voleio. A bola explodiu no travessão e ficou limpa para Lautaro Díaz aparar de cabeça e mandar para o gol aberto, deixando tudo igual.

Na reta final, o Grêmio procurou se defender e aguentar a pressão adversária, enquanto buscava encaixar algum contragolpe. Mesmo assim, nenhuma das equipes conseguiu finalizar até o fim da partida.

Agora o Grêmio chega aos 33 pontos em 26 partidas, na décima colocação da tabela. Volta a atuar em Bragança Paulista no sábado, às 18h30, quando encara o RB Bragantino.

 

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA