Vitória na estreia!

Grêmio arranca na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño no Paraguai

Tricolor bateu os paraguaios no Defensores del Chaco pelo placar de 2 a 1

02 ABR 2025 23:30 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio começou a sua caminhada em busca dao título inédito na Conmebol Sul-Americana com vitória fora de casa. Na noite desta quarta-feira, atuando no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, o Grêmio derrotou o Sportivo Luqueño pelo placar de 2 a 1. Os gols do triunfo gremista foram marcados por Arezo, em cobrança de pênalti no primeiro tempo, e Braithwaite na etapa final.

A partida começou de forma acelerada, com as equipes procurando atacar em transição rápida ao ataque. Com menos de cinco minutos de jogo, os paraguaios chegaram com perigo e a finalização certeira no gol foi anulada corretamente pela arbitragem por impedimento. A resposta veio em jogada individual de Pavon pelo lado direito, aos sete minutos. Ele cortou o marcador e cruzou de canhota fechado na área. Assustado, o defensor do lado esquerdo da área afastou para escanteio.

Após boa jogada coletiva, centralizado na intermediária ofensiva, Villasanti fez a abertura para Arezo aos 13 minutos. No bico da grande área pelo lado direito, ele esperou a entrada dos companheiros na área e fez o cruzamento à meia altura, nas costas da defesa. Cristaldo infiltrou em velocidade e tentou o voleio de primeira. O defensor esticou a perna e atingiu Cristaldo que caiu na área e não conseguiu direcionar o chute. Após a revisão do VAR, o pênalti foi confirmado. Arezo foi para o cobrança, aos 17 minutos. Com qualidade na batida, ele deslocou o goleiro para mandar rasteiro no canto direito. 0 a 1!

Com a vantagem no marcador, o Grêmio passou a controlar mais a partida. Tendo mais posse, conseguiu chegar novamente aos 23 minutos. Na divisória do campo, Cristaldo deu belo toque de chaleira para Pavon. Logo ele acionou em profundidade Arezo no comando de ataque. Ele ganhou na corrida do defensor e arriscou o chute da entrada da área. A bola foi forte, porém sem a direção correta, passando pelo lado esquerdo da meta.

Em saída de jogo errada e rápida reposição na cobrança de lateral, a defesa do Grêmio estava aberta e Santander recebeu livre na área, aos 29 minutos. De frente para Volpi ele concluiu certeiro e deixou tudo igual no placar. O Grêmio foi chegar novamente ao ataque na jogada puxada de trás por Cristaldo, aos 37 minutos. Ele deu o lançamento para Amuzu fazendo o facão. A bola escapou da sua linha de corrida e ele recolheu a posse pelo lado esquerdo. Logo encarou o marcador em velocidade para puxar para o meio e arriscar o chute de direita. A bola quicou no gramado mas foi no centro, facilitando a defesa do arqueiro paraguaio.

Aos 41 minutos, Cristaldo novamente buscou acionar o ataque. Ele recebeu o passe pela esquerda e alçou na área. Pavon entrou em velocidade para desviar no alto de cabeça. O goleiro conseguiu defender em dois tempos para evitar o gol gremista.

Para a etapa final, o técnico Gustavo Quinteros manteve a mesma formação que começou o duelo. Desde os primeiros movimentos o Grêmio veio disposto a atacar para buscar a vitória. Teve chegadas com Pavon, Amuzu e em cruzamento de Lucas Esteves, mas sem o melhor acabamento no último passe.

Em boa trama coletiva aos 15 minutos, Amuzu driblou dois marcadores trazendo a bola da esquerda para o meio. Logo deu o passe para Pavon do lado direito da área. Ele poderia ter feito o chute cruzado, mas preferiu cortar a marcação indo para o meio. A bola foi rolada para Villasanti que lançou para Arezo. De virada ele tentou a conclusão, mas mandou nas mãos do goleiro, sem maior dificuldade.

Na sequência, as primeiras substituições foram promovidas. Saíram de campo Dodi, Arezo e Pavon, para as entradas de Edenilson, Braithwaite e Cristian Olivera, respectivamente. Aos 19, Olivera recebeu o passe em profundidade para levar até o fundo do campo pela direita. Logo deu o passe para trás. Braithwaite dominou e fez o arremate, mas a defesa conseguiu bloquear a conclusão para desviar a escanteio.

A nova chegada gremista foi efetiva, aos 25 minutos. Braithwaite fez o pivô no centro e deu passe para Edenilson. Ele conduziu e fez a abertura para Olivera, pelo lado direito. O uruguaio carregou até o bico da grande área e fez o cruzamento na marca do pênalti. Braithwaite pulou com estilo para dar o lindo testaço na bola, mandando no canto esquerdo para tirar a ação do goleiro que pulou mas não alcançou. 1 a 2!

O time local tentou dar a resposta rápida em conclusão de cabeça, mas a jogada foi impugnada por falta em João Pedro na área Tricolor. Em nova substituição, Camilo foi para o jogo, no lugar de Cristaldo. Na reta final, a última troca no Grêmio foi a saída de Amuzu para a entrada de Aravena.

Aos 39 minutos, o Sportivo Luqueño chegou com perigo em sobra na entrada da área. O chute colocado em curva passou tirando tinta da trave esquerda de Volpi, para fora. Naturalmente o time da casa procurou pressionar nos minutos finais da partida. Sem criatividade e procurando alçar a bola na área, a defensiva do Tricolor conseguiu suportar bem as investidas dos paraguaios.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Cristian Olivera recebeu o lançamento pelo lado direito de ataque. Em velocidade ele carregou até invadir a área, dar um corte no zagueiro e arriscar o chute mascado de canhota. A bola fez uma curva e passou perto da trave direita, para fora.

Com o resultado, o Grêmio assume momentaneamente a liderança do Grupo D, com três pontos somados. Volta a atuar pela Conmebol Sul-Americana na próxima terça-feira, na Arena, quando receberá os peruanos do Atlético Grau.

 

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA