Retrospectiva

2024 - Temporada de hegemonia Tricolor no Gauchão Feminino

Grêmio conquistou os títulos das competições no Principal, na Sub-17 e na Sub-15

30 DEZ 2024 11:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O ano de 2024 foi de consagração para o trabalho feito pelo Futebol Feminino do Grêmio. As Gurias Gremistas conquistaram todos os campeonatos estaduais do Rio Grande do Sul, levantando as taças das categorias Principal, Sub-17 e Sub-15. Todas as vitórias se deram em cima do rival Internacional.

Aqui no site oficial do Clube, vamos trazer uma retrospectiva dos momentos marcantes para o Grêmio durante o ano de 2024.

Em 23 de novembro, o Tricolor comemorou seu quinto título estadual - o terceiro desde a retomada do Departamento Feminino e segundo na Arena do Grêmio, com o apoio da torcida gremista. Após uma campanha impecável, invicta e com apenas um gol sofrido, na última partida da competição, o Imortal levantou a taça de Campeão Gaúcho Feminino de 2024.

Com o empate em 1 a 1 sobre o Internacional, o Grêmio fechou a grande final com agregado de 3 a 1. No jogo de ida, no estádio Beira-Rio, o Tricolor havia vencido por 2 a 0, com gols de Dayana Rodriguez e Shashá.

No duelo de volta, novamente Dayana Rodriguez apareceu para balançar as redes pelo Imortal. A venezuelana marcou em todos os quatro clássicos Gre-Nal que disputou neste ano, sendo ovacionada como Mulher Gre-Nal.

Belém Aquino fez o gol do rival. Seis mil torcedores compareceram à Arena para apoiar o futebol feminino. 

A Base Feminina também honrou a camisa do Tricolor na disputa dos estaduais este ano. O time Sub-17 conquistou seu primeiro título estadual ao vencer o Internacional por 2 a 0, no Estádio da Ulbra, em Canoas.

Na manhã de 24 de novembro, um dia após o título do Principal, as Gurias Gremistas levantaram a taça da categoria, com decisão nas penalidades máximas. O jogo de ida, disputado na Morada dos Quero-Queros, teve vitória do Internacional por 1 a 0, o que obrigava o Tricolor a disputar pênaltis em caso de qualquer vitória, devido ao regulamento da competição.

Julia Martins e Maria marcaram para o Grêmio no tempo normal, e o Tricolor venceu por 5 a 4 nas cobranças. Helô, Laura, Mari Menalda, Maria e Gisele converteram. Na última cobrança, Nathy defendeu a batida de Pietra e garantiu a festa das Gurias Gremistas.

Além da conquista inédita, o Grêmio terminou a competição como o melhor ataque e a defesa menos vazada. Foram 38 gols feitos, contra 2 gols sofridos. 

E para completar o ano de sucesso do Feminino do Grêmio, no dia 20 de outubro foi a vez das Gurias Gremistas Sub-15 gritarem: é campeão! O Tricolor venceu o Internacional na Morada dos Quero-Queros por 1 a 0, conquistando outro título inédito para a Base Feminina. Rafinha fez o gol da partida. 

No jogo de ida, disputado no Estádio da Ulbra, em Canoas, sede das Gurias Gremistas, o Imortal já havia vencido por 3 a 0, com gols de Sara, duas vezes, e Lara Mônica. Como o regulamento do campeonato não prevê vantagem por saldo de gols, o Tricolor encarou o jogo de volta precisando de um empate para sagrar-se campeão.

Com muita garra, as Gurias Gremistas seguraram a vantagem até o final e comemoraram a grande conquista na casa das adversárias. A campanha vitoriosa contou com sete vitórias em oito jogos disputados, 43 gols marcados e apenas três sofridos. Sara foi a artilheira com dez gols, seguida por Rafinha, que anotou seu nono gol na final.

Para fechar a temporada em grande estilo, a equipe comandada pelo técnica Thaissan Passos conquistou a Brasil Ladies Cup, disputada em São Paulo, no mês de dezembro. Com uma campanha invicta, tendo duas vitórias e dois empates, as Gurias Gremistas ergueram a taça nacional de forma inédita.

Na grade decisão disputada no estádio Canindé, o duelo com o Bahia terminou em igualdade por um gol. Maria Dias anotou o gol gremista de cabeça. Na decisão por pênaltis, brilhou a estrela de Vivi Holzel ao defender três cobranças baianas, decretanto a vitória por 2 a 1.

Dessa forma, o Grêmio se tornou o úncio clube a vencer a Brasil Ladies Cup no principal e no Sub-20. A conquista da base feminina aconteceu em 2023.