CLASSIFICADO

Grêmio vence o Cuiabá e confirma vaga no G4 do Brasileirão Sub-20

Adversário do Tricolor nas quartas de final será o Cruzeiro

21 AGO 2024 18:07 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A vaga estava garantida nas quartas de final, mas a gurizada do Grêmio buscou a vitória para confirmar a posição dentro do G4 do Brasileirão Sub-20. Contra o Cuiabá, o Tricolor saiu vitorioso no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Guga e Lian marcaram os gols para os gremistas.

Na próxima fase, o Grêmio irá enfrentar o Cruzeiro, que terminou em sexto. O duelo será disputado em jogo único, com mando de campo do Tricolor, que terminou em terceiro lugar na fase classificatória.

Precisando vencer para garantir a vaga entre os quatro primeiros do Brasileirão Sub-20, o Grêmio começou controlando a bola. Os primeiros ataques do Tricolor foram em bolas aéreas, mas sem levar maior perigo à meta do goleiro Felipe. Aos 14, em novo cruzamento, a defesa do Cuiabá cortou parcialmente e Igor Serrote pegou de primeira. Guga tentou desviar, mas tirou muito do goleiro e a bola saiu em tiro de meta. Aos 21, nova tentativa do lateral-direito gremista. Igor Serrote tabelou com Gabriel Mec e chutou por cima da meta.

Com o decorrer da primeira etapa, o Grêmio seguia melhor na partida, porém, sem conseguir converter os ataques em chances claras de gols. Aos 37, Tiago conduziu do centro para direita e passou para Gabriel Mec, que cortou o marcador e finalizou colocado para defesa de Felipe. Em novo ataque, aos 38, Igor apareceu na frente da área e quando engatilhou o chute de perna esquerda, sofreu a falta. Guga bateu e a bola explodiu na barreira. Na reta final do primeiro tempo, o Cuiabá estava saindo em contra-ataque, Pedro Gabriel roubou a bola e passou para Kaick, que tocou para Igor finalizar. A bola desviou e Kaick completou para o fundo da rede, mas o assistente marcou impedimento. Aos 43, o Dourado levou perigo em jogada trabalhada pela direita. Na finalização, a bola foi por cima da meta.

A resposta do Grêmio foi letal. A bola foi da esquerda para direita. Gabriel Mec recebeu em velocidade, cortou e passou para Tiago, que cruzou no segundo poste e Guga apareceu para completar de cabeça e abrir o placar. 

No retorno para o segundo tempo, o técnico gremista realizou uma tripla mudança. Entraram Nathan, Lian e Hiago, nos lugares de Athos, Kaick e Gabriel Mec. O ímpeto ofensivo e a posse de bola seguia para os 45 minutos finais. Aos sete, Igor Serrote avançou pela direita e cruzou na pequena área. Tiago não alcançou. 

Aos 20 minutos, no lançamento para o ataque, o zagueiro do Cuiabá Dorneles mandou a bola para escanteio. Tiago cobrou e a bola ficou viva dentro da área. Lian soltou o pé e estufou a rede para fazer 2 a 0. Aos 25, num cruzamento pela esquerda de Kauan Cristyan, a bola desviou em Nathan e encobriu Cássio, que foi pego de surpresa com a mudança de direção. Aos 27, Airton Fagundes realizou mais uma mudança. Riquelme saiu para o lugar de Pedro Vitor. Mesmo com o gol sofrido, a gurizada do Grêmio seguia atacando. 

Aos 34, Lian saiu e Leandro o substituiu. A última mudança do técnico Airton Fagundes foi a mudança entre atacantes. Kevin entrou no lugar de Guga. Na reta final, o Cuiabá passou a pressionar, mas a gurizada do Tricolor resistiu e confirmou a vitória e a vaga no G4.

Nas quartas de final, o Grêmio irá enfrentar o Cruzeiro, que terminou em sexto lugar. A data base da é na próxima quarta-feira, 28, com horário a confirmar pela CBF. Antes disso, o Tricolor estreia pelo Gauchão Sub-20, no sábado, 24, contra o Novo Hamburgo, no CFT Presidente Hélio Dourado, às 15h.

 

Fotos: Everton Silveira/Grêmio FBPA

 

Brasileirão Sub-20 - Grêmio x Cuiabá - 21/08/2024