Base

Grêmio sofre revés pelo Brasileirão Sub-17

Tricolor foi superado pelo Santos por 1 a 0

06 AGO 2024 17:15 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Em partida válida pela 6ª rodada do Brasileirão Sub-17, a gurizada do Grêmio foi superada por 1 a 0 pelo Santos, líder da competição nacional da categoria. O duelo foi disputado no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. O gol adversário foi marcado por Lucas Jaime, aos cinco minutos do segundo tempo.

Recebendo o líder da competição em casa, a gurizada do Grêmio resistiu aos ataques iniciais do Santos e buscou contra atacar pelas pontas do campo. Em jogada pela esquerda, aos seis, Pedro Gabriel cruzou e a defesa cortou pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, a zaga santista não afastou e Jeferson chutou rasteiro para defesa do goleiro João Pedro. Com o passar dos minutos, a posse de bola gremista foi aumentando e a gurizada buscou a troca de passes para encontrar os espaços na defesa adversária. Depois da troca de passes pela esquerda ofensiva, Pedro Gabriel recebeu na entrada da área e chutou cruzado pela linha de fundo.

Sem conseguir furar a linha defensiva, o jogo foi ficando equilibrado. Aos 20 minutos, na roubada de bola do Santos na faixa central, Lucas Jaime recebeu na área e parou na defesa de Mateus Bertolo. Em contra-ataque Alvinegro, aos 27, o arqueiro gremista foi fundamental para manter o placar zerado ao defender chute à queima roupa. O Grêmio respondeu no ataque seguinte. Vitor Ramon recebeu pela lateral direita e cruzou no segundo poste para encontrar o centroavante Lucca, que cabeceou rente à trave.

Após a roubada de bola pela esquerda aos 34, Pedro Gabriel lançou Danillo, que esperou a ultrapassagem do lateral Vitor Ramon. Ele recebeu e cruzou rasteiro para Lucca. A bola ficou longa para o atacante, que ajeitou para Arthur Souza finalizar por cima do gol. Aos 38 minutos, a arbitragem assinalou pênalti para o Santos. Mateus Xavier cobrou e Mateus Bertolo saltou no canto esquerdo para fazer grande defesa.

No começo do segundo tempo, aos 44 segundos, Pedro Gabriel fez o desarme na defesa e passou para Arthur Souza, que avançou pela esquerda e serviu Lucca. O centroavante gremista chutou rasteiro para defesa do goleiro do Peixe. Aos cinco minutos, em ataque pela esquerda, Lucas Jaime chutou cruzado para abrir o placar para o Santos. Após sofrer o gol, o Grêmio buscava empatar e contou com Mateus Bertolo para fazer nova defesa em mais um ataque adversário.

Aos 15 minutos, o treinador Itaqui realizou tripla mudança. Entraram o Luan, João Borne e Arthur Rafael, nos lugares de Pedro Gabriel, Roger e Lucca. Na troca de passes desde o campo de defesa, aos 19 minutos, Jeferson recebeu na ponta direita da área, limpou o marcador e chutou rasteiro para defesa do goleiro santista. Com a marcação adiantada, Arthur Souza roubou a bola no campo de ataque e cruzou rasteiro. A defesa cortou parcialmente e a bola sobrou para João Borne, que roubou e foi derrubado. Pênalti. Na cobrança, Luis Eduardo cobrou e desperdiçou, mandando por sobre a meta. Com 30 minutos, mais uma mudança no Tricolor. Entrou Rogério no lugar de Jeferson.

Mateus Bertolo fez nova grande defesa. Aos 31, no cruzamento para área pela direita, a bola foi cabeceada à queima roupa e o goleiro Tricolor defendeu com o braço esquerdo. Com a partida se encaminhando para o apito final, o Grêmio seguia com as linhas altas na busca pelo empate. Aos 35, Smiley arriscou de longe para defesa de João Pedro. Mais uma mexida foi feita por Itaqui. Arthur Souza deu lugar para entrada de Leonardo Erig. Sem conseguir superar a defesa adversária, a equipe Sub-17 pressionou até o final, mas sem conseguir o empate.

Escalação: Mateus Bertolo; Vitor Ramon, Murilo Tramontini, Luis Eduardo e Pedro Gabriel (Luan); Smiley e Danillo; Jeferson (Rogério), Roger (João Borne) e Arthur Souza (Leonardo Erig); Lucca (Arthur Rafael).

Técnico: Itaqui.

Fotos: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

 

Brasileiro Sub-17 - Grêmio x Santos