Urgente

Grêmio lidera reunião com órgãos federais e estaduais para solucionar problemas da comunidade no entorno da Arena

Reunião desta tarde contou com presenças do ministro Paulo Pimenta e prefeito Sebastião Melo

28 JUN 2024 19:30 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Com objetivo de desburocratizar e agilizar soluções concretas para minimizar os problemas sociais das comunidades do entorno da Arena, o Grêmio foi anfitrião de um encontro de grande relevância ocorrido na tarde desta sexta-feira, na tribuna presidencial da casa gremista. Em uma iniciativa inédita para somar forças, o Clube reuniu dezenas de autoridades e representantes de órgãos federais e estaduais na busca de medidas excepcionais e urgentes para tratar questões de infraestrutura e moradia que possam melhorar a vida das pessoas que sofrem com as constantes inundações da região e que foram vítimas da tragédia que assolou o Rio Grande do Sul no último mês de maio.

O encontro, encabeçado pelo presidente Alberto Guerra, contou com as presenças do Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta e do Prefeito da Capital, Sebastião Melo.

“Foi uma reunião bastante profícua para resolver os problemas no entorno da Arena que já estão sendo tratados há muito tempo. Esperamos que possamos solucionar algumas destas questões num curto espaço de tempo, trazendo um pouco mais de conforto não só ao Grêmio, mas a toda comunidade do Humaitá e Vila Farrapos”, declarou o mandatário gremista.

Após um longo período de explanação de todas as partes e o reconhecimento dos problemas atuais, ficou estipulado um prazo de 30 dias para que Ministério Público Estadual e Federal organizem uma mesa de debates com os mais diversos setores da sociedade para que soluções urgentes sejam apresentadas.

“Não é razoável que um assunto fique por tantos anos sem solução e quem pague a conta seja o elo mais fraco desta corrente que é a população, que são essas famílias que ficaram com suas casas 30 dias embaixo d´água. Que o problema é complexo, todo mundo sabe, mas nós temos que ter uma solução. Pedi para que Ministério Público Estadual e Federal coordenem um entendimento em até 30 dias e tragam uma proposta de solução”, salientou o Ministro Pimenta.

“A vinda do Grêmio pra cá valorizou muito a região, ele também faz parte da nossa comunidade. Infelizmente, a contrapartida prometida pela construtora antes da construção da Arena não veio. Essa reunião é muito importante porque traz a esperança de que as soluções saiam do papel e deixem de ser apenas narrativas. Foi preciso uma catástrofe para que alguém comprasse partido da comunidade”, disse Sérgio Bueno, representante dos moradores dos bairros do entorno da Arena.

Além do presidente do Conselho de Administração, Alberto Guerra, estiveram representando o Grêmio na reunião os vice-presidentes Fábio Floriani, Geraldo Corrêa e José Carlos Duarte; o vice-presidente do Conselho Deliberativo Roger Fischer; o CEO Márcio Ramos; o executivo jurídico Guilherme Stumpf; além de vários executivos e diretores.

A mesa principal foi formada também pelo Procurados da República Enrico de Freitas; pelo Chefe da Casa Civil do Governo do Estado Arthur Lemos; pelo procurador-geral do Ministério Público Alexandre Saltz; pela líder da Defensoria Pública do Estado Nilton Leonel Arnecke Maria; pela deputada estadual Sofia Cavedon; pelo diretor-presidente da Arena Porto-Alegrense Mauro Araújo; pelo  advogado da Arena Porto-Alegrense Eduardo Peña; pelo superintendente da Caixa Econômica Federal Renato Scalabrin; pelo diretor-financeiro da Karagounis Participações Luís Largman; pelo coordenador de engenharia da CCR ViaSul Fábio Hirsch; e pelo superintendente regional do DNIT Hiratan Pinheiro.

Imediatamente ao término do evento desta tarde, o Grêmio se colocou à disposição para receber o próximo encontro daqui a 30 dias.

Confira abaixo a galeria de fotos e as imagens da Grêmio TV sobre o encontro desta tarde.

Fotos: Guilherme Testa / Grêmio FBPA

Reunião com Ministro Paulo Pimenta