Parceria! Grêmio firma convênio de cooperação com a ACNUR e reforça compromisso com a inclusão social Tricolor é o primeiro clube do Sul do Brasil a firmar parceria com a Agência da ONU 25 JUN 2026 21:13 O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense formalizou, na tarde desta quinta-feira (25), na Arena do Grêmio, a assinatura do Convênio de Cooperação com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), tornando-se o primeiro clube de futebol da região Sul do Brasil a estabelecer uma parceria institucional com a agência da Organização das Nações Unidas dedicada à proteção de pessoas refugiadas e deslocadas forçadamente. Participaram do ato o presidente em exercício do Grêmio, Paulo Eloi Grings; o chefe de gabinete, Décio de Marchi; o diretor do Departamento de Responsabilidade Social, Rodrigo Kandrik; além de membros do departamento. Representando a ACNUR, estiveram presentes Davide Torzilli, representante da agência no Brasil, e Pollyana de Lima, chefe da Unidade de Campo da ACNUR em Porto Alegre. A assinatura do convênio simboliza o compromisso conjunto das instituições na construção de iniciativas que promovam oportunidades, integração social e acolhimento para pessoas refugiadas, reforçando o papel transformador do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano. O presidente em exercício, Paulo Eloi Grings, destacou a importância da parceria para o Clube. "Queremos que esta cooperação seja um instrumento para acolher, integrar e contribuir para a construção de uma sociedade mais humana e mais justa para todos", ressaltou o dirigente. Durante a cerimônia, Davide Torzilli destacou a relevância da iniciativa e o papel que o Grêmio pode desempenhar na ampliação dessa pauta no cenário esportivo nacional. "Este acordo reafirma um compromisso assumido com muita responsabilidade e convicção. Temos certeza de que, a partir de agora, será possível ampliar ainda mais as ações em favor das pessoas refugiadas no Rio Grande do Sul, além de inspirar outros clubes do país a se engajarem nessa causa tão importante", afirmou. A iniciativa, conduzida pelo Departamento de Responsabilidade Social do Clube, representa mais um passo na ampliação das ações voltadas à promoção da inclusão, do acolhimento e da cidadania por meio do esporte. Para o diretor do Departamento de Responsabilidade Social, Rodrigo Kandrik, a parceria reforça o papel social que o futebol pode exercer na sociedade. "Mais do que uma formalidade, estamos estabelecendo uma conexão com uma causa de alcance global e que exige o envolvimento de toda a sociedade. Acreditamos que o esporte pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão, pertencimento e transformação social. Ao lado da ACNUR, queremos desenvolver ações que ampliem oportunidades e reforcem a mensagem de que todos merecem ser acolhidos com dignidade e respeito", finalizou. Fotos: Amanda Ferronato / Grêmio FBPA