Inclusão

Projeto Espectro Azul terá camarote exclusivo para autistas na Arena

Sonho de pequena torcedora será realizado com ajuda de parceiros 

23 OUT 2023 14:38 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na manhã desta segunda-feira, no Camarote 52 da casa gremista, Grêmio e Arena Porto Alegrense assinaram o termo de compromisso que coloca em prática o Projeto Espectro Azul, uma iniciativa que tem como objetivo disponibilizar, na área interna do camarote, um espaço exclusivo e adaptado para acomodar e atender às necessidades de torcedores autistas e familiares durante os jogos do Tricolor na Arena. Os primeiros testes no espaço serão realizados ainda no Brasileirão.  

A ideia nasceu do sonho da família da pequena Lorena Alonso Pires, torcedora com autismo, que criou a torcida Gremistas no Espectro, unindo o amor ao Clube e a luta pela inclusão: “Hoje é um dia histórico para a torcida atípica do Grêmio. Uma sala sensorial na Arena sempre foi um pedido nosso e o Clube nos acolheu. Os autistas merecem isso, nós somos muitos e estamos em todos os lugares, inclusive aqui na Arena”, comemorou Adriana Alonso Pires, mãe da Lorena, e que esteve presente à solenidade desta manhã ao lado do marido, Jardel, e entregou ao presidente do Conselho de Administração do Clube, Alberto Guerra, uma faixa que representa e simboliza a torcida Gremistas no Espectro: “Me sinto realmente muito orgulhoso de poder entregar esta sala que prioriza uma importante parcela da sociedade, porque o autismo envolve toda a família. Este tipo de ação nos engrandece e faz parte do nosso projeto Clube de Todos, buscando diversidade e inclusão, estou muito feliz”, declarou o mandatário gremista.

O Projeto Espectro Azul foi abraçado pelo grupo multidisciplinar Clube de Todos e pelo Conselho de Administração na figura do vice Gustavo Bolognesi. A transformação do camarote num espaço exclusivo para torcedores com transtorno do espectro autista só é possível com a colaboração de parceiros que também compraram a ideia. A sala sensorial foi projetada pela arquiteta Juliana Moura, junto com a terapeuta ocupacional Márcia Lemes, proprietária da Voe Terapia, e será executada pela empresa Allgayer Engenharia, que se fez presente com os engenheiros Maurício Allgayer e Thiago Rathke. O projeto também conta com a consultoria da psiquiatra Ana Soledade Martins, uma das principais especialistas em autismo no Rio Grande do Sul. 

O evento desta manhã contou com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Alexandre Bugin; do vice-presidente, Roger Fischer; dos vice-presidentes do CA, Eduardo Magrisso e Gustavo Bolognesi; do CEO, Márcio Pinto Ramos; da gerente de marketing e comunicação da Arena, Vanessa Cordeiro, representando o diretor-presidente, Mauro Araújo; e do coordenador do Clube de Todos, Juliano Ferrer, além de diretores, assessores, funcionários do Grêmio e membros da torcida Gremistas no Espectro.

Fotos: Renan Jardim

Projeto Espectro Azul - 23/10/2023