Final inédita

Grêmio vence o Bahia fora de casa e está classificado para a final da Copa do Brasil Sub-20

Vaga inédita foi conquistada em vitória por 2 a 3 no jogo de volta da semifinal, em Salvador

08 OUT 2023 23:05 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O domingo, 8, encerrou com vitória e classificação inédita da Base Gremista na Copa do Brasil Sub-20. Em jogo decisivo, o Imortal superou o Bahia por 2 a 3, no Estádio Pituaçu, em Salvador. A vaga foi garantida com gols de Igor, Gustavo e Nathan Fernandes, na segunda partida da semifinal da competição. Os gols do Bahia foram anotados por Guilherme e Aruba.

Jogando com a vantagem do empate após vitória por 3 a 2 no primeiro duelo, disputado na Arena do Grêmio, o Imortal começou atrás no placar. Logo no início da partida, o adversário fez 1 a 0 com Guilherme, mas a equipe gremista soube reagir.

Aos 8 minutos, pressão com Cheron. Na sequência, em cobrança de escanteio, João Ramos escora para Igor anotar de cabeça. Tudo igual no placar e 4 a 3 para o Imortal no agregado.

Após o gol gremista, o adversário aumentou a intensidade, na necessidade de reverter a desvantagem. O Imortal resistiu, com linhas de defesas sólidas e Cássio fechando a meta, quando acionado.

Aos 29 minutos, o resultado da maturidade do time em aguentar a pressão: Nathan Fernandes acreditou na jogada, recuperou a bola da defesa e deixou Gustavo livre para empurrar para o fundo das redes. Virada gremista e dois gols de vantagem no agregado!

O time do Bahia respondeu com novas tentativas, e o Grêmio com defesa. Na primeira oportunidade, aproveitou o contra-ataque, parado com falta do goleiro Eric. Fora da área, o defensor atingiu Cheron, que avançava livre na direção do gol. Cartão amarelo, no entendimento do árbitro Wagner Souza.

Fim do primeiro tempo e, antes do recomeço, o técnico Airton Fagundes fez suas primeiras mudanças: entrou Alysson no lugar de Gustavo; e Kaick no lugar de Caio Araújo - ambos com cartão amarelo. No retorno, o time baiano continuou na busca pelo resultado, mas a defesa gremista demonstrava segurança, com  o capitão João Ramos no comando.

Aos 13 minutos, jogada espetacular de Nathan. O atacante driblou a defesa na entrada da grande área e passou para Rubens finalizar, mas a bola saiu pela linha de fundo. Alguns minutos depois, aos 18, de novo Nathan Fernandes. Ele recebeu grande lançamento de Cheron, dominou com categoria, cortou e bateu na saída do goleiro. Golaço de um dos destaques do time, artilheiro da Copa do Brasil junto com Kanu, do Remo.

Aos 20 minutos, nova alteração no Grêmio, que já buscava reforçar a defesa e manter a vantagem. Entraram Josué e Cristiano no lugar de Cheron e Igor. Logo na sequência, aos 26 minutos, o técnico Airton ainda tirou Araújo para a entrada de Adryel. Quase no fim do jogo, aos 40, a última substituição: Jardiel no lugar de Nathan Fernandes, grande nome da partida.

Esgotado o tempo normal, a placa subiu para 8 minutos de acréscimo, dando tempo para Aruba, do Bahia, descontar - mas a classificação já era do Tricolor gaúcho. Mesmo placar do jogo de ida e 6 a 4 no agregado! Um duelo de maturidade e dedicação da Base Gremista, para uma classificação histórica.

Agora, o Grêmio aguarda o resultado do jogo entre Cruzeiro e Fluminense, que ocorre nesta segunda-feira, 9. Os mineiros tem a vantagem, após vitória no jogo de ida.

Escalação: Cássio; Igor (Cristiano), João Ramos, Paulo e José Guilherme; Caio Araújo (Kaick) e Araújo (Adryel); Rubens, Cheron (Josué) e Gustavo Gomes (Alysson); Nathan Fernandes (Jardiel).

Técnico: Airton Fagundes.

Fotos: Renan Jardim / Grêmio FBPA

Bahia x Grêmio - Copa do Brasil Sub-20 - 8/10/2023