Conscientização

Palestra da Polícia Federal instrui atletas da base gremista contra a corrupção

Agentes apresentaram assuntos relevantes para a formação do caráter dos jovens

06 JUN 2023 15:01 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na manhã desta terça-feira, em um econtro promovido pelo Grupo de Prevenção Primária à Corrupção (GPREC) no auditório da Residência Esportiva no Centro de Formação e Treinamento Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, agentes da Polícia Federal trouxeram aos atletas da categoria de Promoção (Sub-20) a palestra "Rompendo o Ciclo da Corrupção". A ação está inserida no Projeto Construindo Valores, da PF.

Também participaram do encontro o diretor adjunto das categorias de base, Roges Carvalho, além da comissão técnica da equipe e da coordenação geral da base. Os agentes Moacir, Assis e Karine fizeram a explanação sobre as atribuições dos profissionais da instituição. Em seguida, apresentaram as relações de perda da sociedade como um todo, quando atos de corrupção desviam verbas que poderiam ser empregadas em benefício aos contribuintes, como investimentos em escolas, atendimento público de saúde de qualidade e infrestrutura nas cidades.

Na sequência, o foco foi direcionado para a preocupação em construir uma cultura de honestidade entre os cidadãos, na busca por fazer o que é certo e espalhar este tipo de atitude nas ações do dia a dia. Por fim, a temática das apostas esportivas também foi abordada, trazendo a recente investigação deflagrada pelo Ministério Público de Goiás, intitulada "Penalidade Máxima".

O Grupo de Prevenção Primária à Corrupção (GPREC) foi instituído com a publicação da Portaria nº 13.730-DG/PF, de 18 de setembro de 2020, e tem atuação voltada "à conscientização de crianças e adolescentes quanto aos malefícios da corrupção e ao desenvolvimento de aspectos valorativos incompatíveis com tal prática".

A instituição dos grupos de Prevenção Primária à Corrupção da Polícia Federal vai ao encontro do que é preconizado por organismos internacionais, a exemplo da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e Convenção Interamericana contra a Corrupção, além de sintonizar-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente no aspecto da educação voltada ao "exercício da cidadania".

Para as próximas semanas estão previstas novas palestras com a mesma temática sendo abordada, para as demais categorias em Eldorado do Sul.

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio FBPA

 

Palestra PF Rompendo o Ciclo da Corrupção - 06/06/2023