Capacitação

Profissionais do CT Luiz Carvalho recebem treinamento para atendimento emergencial de parada cardíaca 

Iniciativa foi implementada pelo Departamento de Ciência, Saúde e Performance, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul

27 JAN 2023 15:29 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A manhã desta sexta-feira (27), foi reservada para uma atividade de capacitação  destinada aos profissionais do Grêmio que atuam no Centro de Treinamentos Luiz Carvalho, nas  áreas da saúde, fisiologia, preparação física e nutrição, entre outros que atuam diariamente no local. Com foco em Atendimento à Parada Cardíaca e Emergência Cardiológica, a equipe recebeu treinamento teórico e prática sobre as primeiras ações de prevenção de riscos cardiovasculares. Sob orientação do coordenador do Departamento de Ciência, Saúde e Performance (DCSP) do Grêmio, Rafael Barleze, o treinamento foi ministrado pelo médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Anderson Donelli, especialista na área, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e membro da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul - SOCERGS.

Bonecos, cedidos pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS), que funcionam como simuladores de pacientes, foram utilizados para treinamento de manobras de reanimação cardíaca. As atividades fora acompanhadas pelos médicos do DCSP, Márcio Dornelles, Paulo Rabaldo e Lucas Oliboni.  

Conforme explanou Dr. Donelli, ações rápidas em caso de ocorrências é um fator fundamental para diminuir riscos de gravidade no quadro: "A maior importância é que as pessoas tenham treinamentos periódicas para identificar níveis de consciência, respiração, chamar o socorro, iniciar as compressões torácicas imediatamente de uma maneira correta e com a técnica adequada. Se precisar utilizar o desfibrilador, saber usar o equipamento de forma correta , reforçou o médico.

O especialista  relata que atletas têm mais propensão a esse tipo de intercorrência do que outros profissionais. “Mesmo que no Rio Grande do Sul não tenhamos notícias de ter havido esse tipo de ocorrência nos campos de futebol, é importante estarmos atentos e treinados. A morte súbita cardíaca é um evento dramático e necessita de atendimento rápido e eficiente”, alertou.

Segundo ele,  quem é vítima de uma parada cardiorrespiratória tem apenas dez minutos para ser atendida. “A cada minuto, perde-se 10% de chance de vida, por isso é muito importante o treinamento de uma cadeia de socorro com protocolos sistematizados de atendimento. Primeiro, é checado o estado de consciência, se respira, se tem pulso; chama o socorro e, se houver necessidade, usa o desfibrilador (aparelho, que usa descargas elétricas, capaz de regularizar os batimentos cardíacos) e massagem cardíaca, e encaminha para uma Unidade de Terapia Intensiva", explicou o cardiologista.

Rafael Barleze, coordenador do DCSP, enfatizou a importância de manter os profissionais do Clube atualizados sobre as condições de ação rápida: "Vimos com a capacitação de hoje, que muitos métodos foram atualizados de forma exitosa e essa iniciativa de preparação é fundamental para ser posta em prática todo tipo de ação emergencial", sublinhou.

Fotos: Renan Jardim / Grêmio FBPA

Treinamento e capacitação sobre atendimento de Parada Cardíaca