Formação

Reunião apresenta novo Departamento de Ciência, Saúde e Performance para aplicação nas Categorias de Base

DCSP será espelhado na formação dos atletas

28 DEZ 2022 15:22 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na manhã desta quarta-feira, em reunião realizada no auditório da Residência Esportiva no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, a composição do Departamento de Ciência, Saúde e Performance (DCSP) aplicada ao futebol profissional foi apresentada aos profissionais de saúde das categorias de base. A coordenação geral, assim como as coordenações dos setores de formação também estiveram presentes no encontro. O objetivo é espelhar o processo, que já fora implantado no futebol profissional.

O Diretor das Categorias de Base, Diego Martignoni, recebeu o Vice-Presidente Gustavo Bolognesi, o Assessor da Presidência para a Saúde Gustavo Pereira, e o Coordenador de Ciência, Saúde e Performance do profissional, Rafael Barleze, para um primeiro contato em uma área essencial para o desenvolvimentos dos jovens atletas.

Bolognesi fez a abertura do encontro e salientou a importância de um trabalho em conjunto nas áreas de saúde desde a base, absorvendo da mesma forma o futebol feminino, assim como executado no futebol masculino profissional, com foco no aperfeiçoamento do trabalho e valorização dos profissionais envolvidos no processo. Em seguida, Gustavo Pereira destrinchou os objetivos do recém reformulado setor de saúde e salientou a busca por investimento em estrutura, equipamentos, bem como o aperfeiçoamento técnico dos colaboradores do Clube mediante a capacitação continuada. A ideia é de também estabelecer uma rotina contínua de troca de experiências entre os colaboradores do futebol profissional e da base.

Depois disso, o coordenador de Ciência, Saúde e Performance, Rafael Barleze, fez a sua explanação. Entre outros assuntos, o profissional relatou a necessidade da importância de uma relação horizontal entre todas as áreas envolvidas no aperfeiçoamento dos atletas, observando cada valência envolvida, fazendo a prevenção a partir dos dados obtidos. A partir desse primeiro momento, se buscará trabalhar a parte científica deste processo, com estudos específicos.

Por fim, o Coordenador Geral das Categorias de Base, Francesco Barletta, trouxe um histórico dos procedimentos e as necessidades de ajustes para potencilaizar o atendimento de saúde e o aperfeiçoamento da área no trabalho de formação.

 

Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio

 

Reunião Depto Ciência, Saúde e Performance em Eldorado