Triunfo

Grupo de Transição bate o Vitória e encaminha a classificação no Brasileiro de Aspirantes

Grêmio venceu fora de casa, em Salvador

04 AGO 2022 17:30 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio voltou a vencer e encaminhou a classificação na disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Na tarde desta quinta-feira, atuando no estádio Barradão, em Salvador, pela quinta rodada na primeira fase, o Tricolor bateu o Vitória pelo placar de 2 a 0. Os gols do triunfo foram anotados por Kevin e Cuiabano.

A partida começou de forma equilibrada, com os times buscando valorizar a posse de bola. O Grêmio conseguiu ter um pouco mais de volume de jogo em relação ao mandante, mas sem levar maior perigo ao gol adversário. A primeira oportunidade veio aos 31 minutos. Gabriel Silva recebeu o passe de Gazão, dominou tirando a marcação e arriscou o chute de fora da área. O goleiro se esticou para desviar com a ponta dos dedos e mandar para escanteio o que seria o gol inaugural da partida.

Depois desta chegada, o time passou a dominar o meio-campo e construir melhor as jogadas ofensivas. Aos 36 minutos, Kevin recebeu o lançamento na área, dominou e escorou para Léo Fenga. Ele aguardou a ultrapassagem de Thiago Rosa e deu o passe em profundidade, pela esquerda. O cruzamento veio na medida, na marca do pênalti. Kevin subiu mais que o marcador para tonear de cabeça. A bola ainda quicou em frente ao goleiro que não conseguiu segurar a conclusão. 0 a 1!

O Grêmio seguiu bem na partida, sem levar perigo na defesa até o término da etapa inicial.

Para o segundo tempo, o técnico Cesar Lopes promoveu a entrada de Vini Paulista no lugar de Emerson. Naturalmente o Vitória procurou atacar mais, cedendo mais espaços para o ataque Tricolor. O jogo seguiu com forte disputa no meio-campo, com poucas oportunidades claras de gol.

A equipe local procurou pressionar em bolas alçadas na área, mas o goleiro Adriel esteve seguro para sair da meta quando necessário. Na sequência, entraram Cuiabano, Wesley e Velasco, para as saídas de Thiago Rosa, Gabriel Silva e Léo Fenga, respectivamente.

O Grêmio passou a ligar os contra-ataques, enquanto que a defesa baiana picotava o jogo praticando diversas faltas para evitar as chegadas gremistas. Aos 37 minutos, o Vitória chegou forte em conclusão pelo lado direito da área, mas o zagueiro Rafael Costa se atirou de carrinho para desviar a conclusão, mandando para escanteio.

Aos 39 minutos, Vini Paulista arrancou pelo lado direito e puxou em velocidade para o centro do campo. O passe para Wesley acabou sobrando para Cuiabano em velocidade pelo lado esquerdo. Ele passou por dois já ingressando na área, cortou o terceiro defensor e bateu com qualidade no ângulo direito, para ampliar o placar. 0 a 2!

O Grêmio quase marcou o terceiro em rápido contra-ataque de Wesley, dois minutos depois. Ele bateu rasante e o goleiro fez a defesa. Aos 44 minutos, em cobrança de falta do Vitória, o arqueiro Adriel voou no ângulo para evitar o gol de desconto.

Com este resultado, o Grêmio assumiu a liderança do Grupo A com 10 pontos somados em cinco partidas, virtualmente classificado. O Vitória ficou com 10 pontos, porem com quatro gols a menos de saldo. O Grupo de Transição volta à campo na próxima quinta-feira, no CFT Hélio Dourado em Eldorado do Sul, contra o Brasil, às 15h. Até mesmo o empate contra o time de Pelotas confirma a classificação para as quartas de final.

Escalação: Adriel; Thomas Luciano (Lucas Kawan), Gustavo Martins, Rafael Costa e Thiago Rosa (Cuiabano); Gazão e Ronald; Emerson (Vini Paulista), Gabriel Silva (Velasco) e Léo Fenga (Wesley); Kevin.

Técnico: Cesar Lopes.

Foto: Victor Ferreira/ECV