Base forte!

Grêmio derrota o Peñarol e conquista o título do Torneio Canteras de America Sub-17

Tricolor venceu todos os jogos que disputou durante a competição

20 MAI 2022 12:15 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

A equipe Sub-17 do Grêmio conquistou na manhã desta sexta-feira (20), o título do Torneio Canteras de America, em Rosario, na Argentina. No último jogo da competição, venceu o Penãrol pelo placar de 1 a 0 com gol de Karele. O time comandado pelo técnico Airton Fagundes garantiu a taça com uma campanha invicta no torneio, que também contou com a participação do Colo-Colo/CHI, Cerro Porteño/PAR, e o anfitrião Newell's Old Boys/ARG, no Centro de Entrenamiento Jorge Griffa.

Na decisão desta manhã, o Grêmio apostou na pressão ofensiva desde os primeiros minutos, com bons avanços pelos lados e forçando a marcação dos defensores adversários. Aos 5 minutos da etapa inicial, o árbitro da partida marcou pênalti após a bola tocar no braço do zagueiro, após cobrança de escanteio. Karele cobrou no canto direito e deixou o Tricolor em vantagem no placar. 1 a 0!

Depois do gol gremista, o time se manteve atuando mais no campo do adversário e construiu diversas chances de ampliar ainda no primeiro tempo. Aos 31 minutos, Jardiel recebeu centralizado e chegou a passar pelo goleiro, mas a zaga interceptou a bola quase na linha do gol.

Aos 39 minutos, outra bola afastada quase sobre a linha. Jardiel chutou forte da entrada da área, o goleiro deu rebote e Leandro concluiu no canto, mas o zagueiro afastou no limite para o gol.

Na segunda etapa, o técnico Airton Fagundes efetuou duas alterações com a entrada de Eduardo na vaga de Josué e Gabriel substituiu Leandro.

Aos 14 da etapa final, outra modificação na equipe Tricolor, com a entrada de Lucas Camilo na vaga de Riquelme.

O time do Peñarol voltou mais agressivo em busca do gol de empate, mas a equipe gremista logo retomou a criação das jogadas ofensivas e quase ampliou com Luis Eduardo aos 16 minutos em chute da entrada da área.

Aos 28 minutos, mais duas trocas na equipe gremista com João Lima entrando no lugar de João Guilherme e Jefinho saindo para o ingresso de Gustavo.

Na reta final de jogo, aos 32 minutos, após falta ao lado da área, o Grêmio acabou ficando com um a menos após expulsão do jogador Viery, que levou o segundo amarelo na partida. Ainda que estivesse em desvatagem númerica, o Tricolor seguiu buscando o jogo e suportou de forma segura as tentativas do time uruguaio até o apito final.

Com o resultado, o Grêmio chegou aos 12 pontos em quatro jogos, uma campanha com 100% de aproveitamento na competição, conquistando o Torneio Canteras de America Sub-17!

Escalação: Cassio; Luis Eduardo, Karele, Viery e José Guilherme (João Lima); Josué (Eduardo) e Kaick; Jefinho (Gustavo), Leandro (Gabriel) e Riquelme; Jardiel.

Técnico: Airton Fagundes

Campanha Tricolor

16/05 - Colo-Colo/CHI 1 x 4 Grêmio

17/05 - Cerro Porteño/PAR 0 x 1 Grêmio

19/05 - Grêmio 3 x 1 Newell's Old Boys/ARG

20/05 - Gêmio 1x0 Peñarol/URU

Foto: Julián Valiente/Divulgação