No Ar!

Grêmio inaugura exposição virtual Gurias de Todos os Tempos:a trajetória do Futebol Feminino no Grêmio 

Live de lançamento aconteceu na noite desta terça-feira, nos canais do Grêmio e do eMuseu do Esporte, parceiro do Clube no projeto

15 MAR 2022 19:50 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na noite desta terça-feira, o Grêmio, em parceria com o eMuseu do Esporte, lançou a exposição Gurias de Todos os Tempos – a trajetória do Futebol Feminino no Grêmio, por meio de   live  nos canais oficiais do Clube. A solenidade virtual contou com a participação do presidente Romildo Bolzan Jr, da ex-atleta Marianita Nascimento, da atual técnica das Gurias Gremistas, Patrícia Gusmão, juntamente com a diretora do eMuseu do Esporte, Bianca Gama, do curador Lamartine Da Costa e da diretora de inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Marinilza de Carvalho. 

Inicialmente, a diretora do eMuseu Bianca Gama discorreu sobre a mostra e a importância do Grêmio em abrir esse espaço para o futebol feminino. “Eu estive perto da construção desta galeria, que vem sendo feita há alguns meses. Hoje é um marco, onde comemoramos aqui mais de quatro décadas de uma história inesquecível. O registro da memória é a alma da nossa história”. 

Logo após, o presidente do Grêmio Romildo Bolzan Jr destacou a importância do projeto e também enalteceu as conquistas da equipe atual, como o vice-campeonato da Supercopa do Brasil e pelo feito histórico do Grêmio ser a primeira equipe de futebol feminino a disputar a final de um campeonato nacional: “Nosso futebol feminino tem três fases, a dos anos 1980, no final de 1990 e início de 2000 e desde 2017, novamente no Clube. Não tem como não fazermos um registro dessa história. Essa memória está sendo resgatada, catalogada e preservada, fazendo as homenagens merecidas, registrando a importância de cada pessoa, se reportando aos times. Para nós ficará o registro eterno. O futebol feminino no Brasil é uma realidade e o Grêmio faz o registro dessa memória, desta história e dessa contemporaneidade”. 

Outro momento marcante da live de lançamento foi quando a ex-atleta do Clube, Marianita Nascimento, emocionada, falou sobre a sua trajetória e a luta pelo desenvolvimento da modalidade nos anos 1980. “Estou muito emocionada, porque são 40 anos desde o início do futebol feminino. Tivemos muitos enfrentamentos até a liberação da modalidade. Existia uma lei de 1941 e nós descobrimos esta proibição nos anos 80, mas não desistimos e lutamos. Essa vitória não é só minha, mas de todas as mulheres. Eu represento as que vieram antes de 1941. Eu também represento e agradeço a todas as meninas que fizeram parte do Grêmio, por aquelas que eu não conheci, por todo esse legado, pelas que hoje estão jogando, que eu tenho o maior orgulho. Elas são a continuação de um mundo. O futebol feminino tem a sua garra e tem a sua força. Essa história começou com muita batalha, com muita dedicação e enfrentamos o mundo com preconceito por um motivo: jogar futebol. A minha gratidão”.  

A retomada do futebol feminino no Clube, em 2017, também foi destaque no evento. A técnica das Gurias Gremistas, Patrícia Gusmão comentou sobre a evolução da modalidade, além de destacar a importância da exposição para a visibilidade das "Gurias": “Assim como a Marianita nos disse, é uma luta constante que iniciou há muito tempo atrás. Hoje nós buscamos dar continuidade a esta história. A gente com certeza leva ela para dentro de campo. Quero parabenizar o Clube por ser o único a colocar uma exposição de futebol feminino no eMuseu. Agradeço aos responsáveis que tornaram isso possível, pois sem esse trabalho, não conseguiríamos chegar neste momento. Fico muito feliz e emocionada em poder contribuir com essa história. Ao longo dos anos, passamos por muitas dificuldades e se persistimos é porque amamos o que fazemos. Agradeço as pioneiras e a todas as atletas, comissões técnicas", disse Patrícia.  

O curador do eMuseu, Lamartine da Costa e a diretora de inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marinilza de Carvalho contextualizaram a iniciativa. Ao final da live, a gestora do eMuseu Bianca realizou um tour pela exposição virtual.  

A exposição Gurias de Todos os Tempos apresenta os principais momentos da equipe feminina desde o seu início no Grêmio, em 1980, até os dias atuais. A inciativa, promovida a partir de uma parceria entre o Tricolor e o eMuseu do Esporte, criada também para celebrar os cinco anos da retomada do futebol feminino no Clube, tem como objetivo exaltar a memória e o legado deixado por todas as equipes, em uma mostra num formato inovador e colaborativo.   

Confira a exposição na íntegra aqui.

No vídeo abaixo, assista a live de lançamento.