Brasileirão!

Grêmio vence o Galo na última rodada e encerra o Brasileirão nesta temporada  

Mesmo com a vitória, Tricolor deixa de disputar a Série A em 2022 

09 DEZ 2021 23:41 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Na luta para subir na tabela e deixar a zona de rebaixamento, o Grêmio entrou em campo diante do Atlético-MG, com uma obrigação: a vitória. E foi isso que fez. Diante de mais de 33 mil torcedores presentes no estádio, o Tricolor venceu o Galo por 4 a 3. Mas infelizmente, o resultado não foi suficiente para impedir a queda da equipe para a Série B na próxima temporada. Contando com os resultados paralelos do Juventude e Bahia para seguir na elite do futebol, o time comandado por Vagner Mancini não conseguiu alcançar seu objetivo. 

Já nos primeiros instantes da partida, o Grêmio mostrou que buscava a vitória, mantendo maior controle das ações no campo de ataque e levando perigo a meta adversária. Com cinco minutos de bola rolando, foi efetivo e abriu o marcador com Diego Souza. A jogada iniciou com Douglas Costa na direita, que abriu para Rafinha na linha de fundo. O lateral cruzou na área, para Diego Souza subir e desviar de cabeça, para o fundo das redes. 

E não demorou para os gremistas ampliarem o marcador, desta vez com Campaz, aos 10 minutos. Diego Souza fez um cruzamento na área, na medida para o colombiano chegar e finalizar, assinalando o segundo na Arena. 

O Atlético-MG ameaçou com Savarino, que arriscou um chute de longa distância, passados 15’, mas Gabriel Grando saiu para fazer a defensa. Outra tentativa mineira surgiu minutos depois, novamente dos pés do atacante. Ele cobrou uma falta da direita, Micael desviou de cabeça, para outra defesa do goleiro gremista. 

O Grêmio seguiu no campo do ataque e mais uma vez com efetividade. Em bola parada, numa cobrança de falta da intermediária, Diego Souza cobrou muito bem, mandando no canto direito da meta mineira, assinalando o terceiro gol do Tricolor, aos 19’. 

Mas a partir da metade do primeiro tempo, o time mineiro passou a dominar a maior parte das ações do jogo e conseguiu descontar com Dodô, que desceu pela esquerda, passou pela marcação e chutou. Chapecó não conseguiu alcançar e a bola morreu no fundo das redes, aos 25’. O Galo conseguiu descontar mais uma vez dez minutos depois, agora com Vargas, que recebeu entre a zaga e deslocou Gabriel Grando, assinalando o segundo da equipe mineira. 

O Grêmio buscou reagir e chegou com uma jogada de Thiago Santos. O volante deu um passe em profundidade para Campaz, que invadiu a área, mas ao finalizar, Micael cortou a escanteio, aos 39’. 

O Tricolor voltou para a etapa complementar com a mesma formação. 

O jogo no segundo tempo passou a ter mais equilíbrio, com ambas as equipes buscando o campo de ataque. O Atlético chegou pela direita com Sasha, que acionou Savarino de calcanhar. O atacante finalizou, mas Rodriguez cortou, cedendo escanteio. Logo em seguida, o Grêmio se lançou em contra-ataque e quando Diego Barbosa partia em direção ao ataque, foi derrubado com falta de Nathan Silva, passados 8 minutos. 

Aos 13 minutos, o Grêmio conseguiu chegar ao quarto gol com Douglas Costa. Ferreira fez um lindo lançamento para o camisa 10, que com qualidade dominou e mandou para o fundo das redes. Quase que o atacante marcou mais um em seguida, quando da esquerda, chutou, mas a bola passou raspando a trave da meta defendida por Rafael. 

Passados 26’, após cobrança de falta, Dodô arriscou de longe, obrigando Chapecó a fazer uma grande defesa. 

O técnico Vagner Mancini providenciou suas primeiras mudanças na equipe, aos 29’. Campaz e Diego Souza deixaram o gramado para a entrada de Jhonata Robert e Borja. 

Na reta final, aos 40’, o Grêmio teve um pênalti a seu favor, depois de Jhonata Robert ser derrubado na área. Borja cobrou, mas isolou. 

Nos acréscimos,  Hyoran cobrou uma falta da intermediária, encostando o Galo novamente no placar. 

Mesmo com a vitória, infelizmente o Tricolor não deixa o Z4 ao final desta edição da competição. 

Público Total 33.577  
Renda R$ 1.061.832,00 

 

Fotos: Lucas Uebel | Grêmio FBPA