História

Precursora do futebol feminino no RS, capitã da primeira equipe do Grêmio concede entrevista ao Museu, na Arena 

Marianita foi recebida pela equipe do Museu do Grêmio, colaborou com pesquisa do resgate da história da modalidade no Clube e recebeu camisa especial 

15 OUT 2021 14:49 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Empenhado em resgatar e valorizar a história do futebol feminino do Clube, o Museu do Grêmio segue o trabalho de pesquisa para a exposição ‘Gurias de Todos os Tempos’. No fim da manhã desta sexta-feira, a equipe recebeu, na Arena, a primeira capitã da equipe feminina do Grêmio, Marianita, fundamental para a criação do primeiro time de mulheres vestindo azul, preto e branco. 

Nascida em Porto Alegre, a ex-atleta atuava como meio-campista, mas também teve ação importante fora de campo, buscando o fim da proibição que por quase 40 anos considerou o futebol feminino uma atividade ilegal no país. Logo após a liberação, Marianita Nascimento tomou a iniciativa, na gestão do presidente Hélio Dourado, de formar a primeira equipe das ‘Gurias Gremistas’, em 1980, e então deu o ‘pontapé’ inicial da modalidade dentro do Grêmio. 

O início do futebol feminino no Clube, a regulamentação do esporte no Brasil, as equipes de 1980 e 1983, da qual Marianita fez parte, a ex-atleta contou à GrêmioTV. A entrevista faz parte de uma das etapas de coletas de dados e materiais para a exposição Gurias de Todos os Tempos, galeria virtual que será inaugurada em breve, na parceria do Clube com o eMuseu do Esporte. 

Como presente pelos seus feitos e colaboração com a pesquisa, Marianita recebeu uma camisa personalizada com seu nome e número 10 às costas, em dourado. 

Fotos: Jéssica Maldonado | Grêmio FBPA 

 

Marianita, capitã da primeira equipe do Grêmio concede entrevista ao Museu,