Líder!

Grêmio vence o Bahia pelo Brasileiro de Aspirantes e termina primeira fase com melhor campanha do grupo A

Wesley e Elias Manoel marcaram os gols da equipe no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul

05 AGO 2021 17:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio venceu a equipe do Bahia por 2 a 0 na tarde desta quinta-feira (5), pelo Campeonato Brasileiro do Aspirantes 2021, com gol de Wesley, no primeiro tempo, e Elias Manoel, no segundo. Após o resultado obtido no confronto válido pela última rodada na primeira fase, no CFT Presidente Hélio Dourado, o Grupo de Transição terminou com a melhor campanha, na liderança do Grupo A.

A equipe do Grêmio começou a partida impondo seu ritmo e buscando o gol desde os primeiros toques na bola, com jogadas pelos lados, envolvendo a marcação do Bahia e atuando nas proximidades da área. Logo na primeira boa chance, a bola foi parar no fundo das redes, mas o lance acabou sendo anulado por impedimento. 

Aos 7 minutos do primeiro tempo, a pressão gremista surtiu efeito. Após boa marcação no campo de defesa e saída rápida do meio, Wesley recebeu na entrada da área, avançou sobre a marcação e concluiu sem chances para o goleiro adversário, abrindo o placar para o Grêmio. 

Mesmo com a vantagem no marcador, a equipe comandada pelo técnico Cesar Lopes manteve a organização, obrigando o Bahia a buscar avanços mais rápidos e abrindo espaços pelo meio. O goleiro Leandro precisou aparecer em diversas oportunidades com defesas importantes que evitaram que o Tricolor ampliasse o resultado ainda na primeira etapa. 

O Grêmio manteve a segurança no setor defensivo com boa participação do goleiro Felipe Scheibig na saída de bola, acionando os zagueiros Ericson e Emanuel, com apoio dos laterais Vitor Barreto e Vitinho. No ataque, Elias Manoel acabou atraindo marcação para o meio, permitindo a aproximação de Pedro Lucas e Wesley na área adversária. Mais no meio para recomposição, Vitinho acionou Bitello com bastante regularidade.

A equipe do Bahia ameaçou poucas vezes na primeira etapa, mas precisou sair mais para o jogo nos momentos finais da etapa inicial. 

Na volta para o segundo tempo de partida, o técnico César Lopes não realizou nenhuma alteração na equipe que começou o confronto. Assim como na primeira etapa, logo aos 4 minutos de bola rolando, o Grêmio também chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento de Elias Manoel.

Precisando buscar o gol de empate, o time baiano precisou ser ousado e se lançou para o ataque, mas parou na boa marcação do setor defensivo.

Com muitos espaços cedidos, o Grêmio tratou de aproveitar. Aos 25 minutos da etapa final, Elias Manoel recebeu quase no meio campo, ganhou na velocidade do marcador, entrou na área e chutou forte para marcar o segundo do Grêmio na partida.

Chegando nos 30 minutos, o técnico César Lopes mudou a equipe novamente, tirando Wesley, autor do primeiro gol, para entrada de Émerson na equipe. 

O time visitante tentou descontar aos 45 do segundo tempo, mas após boa troca de passes, o atacante do Bahia chegou a tocar na saída do goleiro gremista, mas Rafael Costa tirou a bola quase sobre a linha de gol.

Com o resultado de 2 a 0, o Grêmio garantiu a melhor campanha da primeira fase no Grupo A da competição. Na segunda fase o Tricolor vai encarar o Corinthians, Ceará e o Figueirense, pleo Grupo C. Com duelos dentro dos grupos, após seis rodadas, os dois primeiros passam para as semifinais. A partir daí os confrontos são eliminatórios em partidas de ida e volta.

Escalação: Felipe, Vitor Barreto, Ericson (Rafael Costa), Emanuel e Vitinho (Jefferson); Jhonata Varela e Bitello (Gazão); Wesley (Émerson), Pedro Lucas e Juan Christian (Rildo); Elias Manoel.
Técnico: César Lopes.

Fotos: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Brasileiro de Aspirantes - Grêmio x Bahia