Recorde

Ao completar 384 jogos na casamata gremista, Renato Portaluppi é homenageado na Arena 

Ídolo gremista recebeu camisa e placa alusivas à marca, além de vídeo com momentos especiais no Clube 

30 NOV 2020 17:00 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Assim que a bola rolar para Grêmio x Goiás, Renato chegará à inédita marca de 384 jogos no comando da equipe e se tornará o técnico que mais vezes dirigiu o Grêmio. Para assinalar o feito histórico, o técnico gremista recebeu das mãos do presidente do Conselho de Administração, Romildo Bolzan, e do vice de futebol, Paulo Luz, camisa e placa alusivas ao novo recorde.  Também esteve presente à solenidade, o diretor de futebol, Celson Matte.

Campeão da América, da Copa do Brasil e hegemônico no Rio Grande do Sul como treinador, Renato Portaluppi escreve seu nome mais uma vez na história gremista.  

Até os 383 jogos foram 199 vitórias, 101 empates e 83 derrotas, de acordo com o Museu do Grêmio. Ele igualou Oswaldo Rolla na última quinta-feira, quando o Grêmio venceu o Guaraní, pela Libertadores. Lendário personagem de nossa história, Foguinho treinou o Grêmio em 383 jogos em quatro diferentes passagens: 1939 (16J), 1942/43 (3J), 1955/61 (351J) e 1976 (13J).  

A construção do recorde de Renato começou entre 2010 e 2011, quando treinou o Grêmio pela primeira vez: foram 65 jogos e uma campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro. De volta para a reta final de 2013, o técnico somou mais 39 jogos e foi vice-campeão nacional. O grande salto veio em 2016. Enquanto subia no ranking, acumulou títulos e ampliou sua idolatria. Entre as conquistas da Libertadores, Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil, três títulos gaúchos e uma Recopa Gaúcha, Renato ficou na casamata em 279 jogos – contabilizados até a última quinta-feira.   

No total, entre 383 partidas, são sete títulos, 589 gols marcados e 313 gols sofridos. Ao alcançar o primeiro posto entre os técnicos que mais vezes comandaram o Grêmio, Renato mostra novamente o seu tamanho. O destemido garoto que liderou o Grêmio à conquista do Mundo de 1983 lidera, agora, o ról dos treinadores que formaram a identidade gremista ao longo dos anos. Oswaldo Rolla, Felipão, Telêmaco Frazão de Lima, Carlos Froner, Sérgio Moacir e Valdir Espinosa não poderiam estar melhor representados.

Assista abaixo o vídeo produzido pela Grêmio TV.

Foto: Lucas Uebel